Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Livros e capítulos

Roteiro para escrita de relatos de experiência em Educação Matemática

capa roteiro EduMat

SÁ, Lauro Chagas e; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Roteiro para escrita de relatos de experiência em Educação Matemática. 1. ed. Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2020.

Resumo: Este material didático foi elaborado a partir de diversas experiências de orientação dos autores, tanto com pesquisas de Iniciação Científica, como em Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. Procuramos detalhar, ao longo do roteiro, nossas recomendações para escrita de um relato de experiência no campo da Educação Matemática. Não há um caminho único, nem um caminho dito certo. Tentamos, com ajuda de alguns colaboradores, traçar uma diretriz para o que pode ser feito. Esperamos que o material possa ajudá-lo e contamos com sua participação no envio de sugestões de melhoria para publicação das edições futuras.

Baixe o livro gratuitamente.

Pesquisa operacional no campo da logística: explorando interfaces

capa livro logistica

SÁ, Lauro Chagas e; ARPINI, Bianca Passos; SANTOS, Paulo Henrique dos (Orgs.). Pesquisa operacional no campo da logística: explorando interfaces. 1. ed. Vitória: Edifes, 2019.

Resumo: A Pesquisa Operacional é uma área de pesquisa utiliza de técnicas, como a modelagem matemática, para analisar situações complexas, possibilitando a tomada de decisões e a construção de sistemas mais produtivos. Nesta obra, Lauro Chagas e Sá, Bianca Passos Arpini e Paulo Henrique dos Santos, docentes da área de Pesquisa Operacional no Curso Superior de Tecnologia em Logística no Ifes campus Viana e participantes do EMEP, reuniram diferentes estudos em Pesquisa Operacional com aproximações no campo da logística. A expertativa é que esta obra fomente práticas interdisciplinares, associando a Pesquisa Operacional à diferentes componentes curriculares específicos da formação os tecnólogos.

Baixe o livro gratuitamente.

Práticas pedagógicas na Educação Profissional: experiências em cursos técnicos integrados ao ensino médio

capa praticas pedagogicas na educacao profissional

SÁ, Lauro Chagas e (Org.). Práticas pedagógicas na Educação Profissional: experiências em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Vitória, ES: Edifes, 2017.

Resumo: Sabemos que uma das funções da escola é possibilitar a construção de conhecimentos. No entanto, ainda identificamos abordagens mecânicas, em que os conteúdos apresentados são desligados das razões que os justificam e sem nenhuma conexão com os assuntos abordados em outras disciplinas. Na perspectiva de modificar esse cenário, este livro, como primeira publicação do EMEP, reúne práticas realizadas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. O principal objetivo da obra é compartilhar experiências vivenciadas com alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, de modo a potencializar outras práticas dessa natureza em instituições que ofertam Educação Profissional.

Baixe o livro gratuitamente.

Fim do conteúdo da página