Livros publicados
Perspectivas plurais em educação matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
PANOSSIAN, Maria Lucia; AMARAL, Rúbia Barcelos; SÁ, Lauro Chagas e (Orgs.). Perspectivas plurais em educação matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 1. ed. Vitória, ES: Edifes, 2023. Resumo: Esta publicação apresenta pluralidade de temáticas abordadas na Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, fruto da atividade de pesquisa de integrantes do Grupo de Trabalho (GT2) da SBEM. Dos nove capítulos que compõem esta obra, seis deles foram apresentados e validados no VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2021) e aqui estão ampliados e aprofundados. Os outros três são produções organizadas para apresentação neste material. A diversidade das investigações na área de Educação Matemática voltadas aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, incluindo as modalidades com as quais se articulam, então, se materializa nos diferentes capítulos deste livro, compostos por resultados de pesquisas de membros do GT2 e seus coautores. |
Educação matemática na educação profissional e tecnológica: experiências de pesquisas e de práticas pedagógicas
SÁ, Lauro Chagas e; REIS, Solange Taranto de; SÁ, Fabricio Bortolini de (Orgs.). Educação matemática na educação profissional e tecnológica: experiências de pesquisas e de práticas pedagógicas. 1. ed. Brasília: SBEM, 2021. (Coleção SBEM; v. 19). Resumo: Nos últimos anos, temos observado diversas mudanças no mundo do trabalho, com reformas trabalhistas, aumento do desemprego e crescimento da informalidade. Tais transformações nos desafiam a pensar em uma Educação que seja orientada pelo compromisso de formar trabalhadores críticos. Nesse contexto, qual seria o papel da Matemática? Como essa disciplina poderia contribuir para uma formação de trabalhadores orientada por esse compromisso? Frente a essas perguntas, este livro procura socializar algumas das investigações desenvolvidas pelo EMEP - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional. |
Roteiro para escrita de relatos de experiência em Educação Matemática
SÁ, Lauro Chagas e; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Roteiro para escrita de relatos de experiência em Educação Matemática. 1. ed. Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2020. Resumo: Este material didático foi elaborado a partir de diversas experiências de orientação dos autores, tanto com pesquisas de Iniciação Científica, como em Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. Procuramos detalhar, ao longo do roteiro, nossas recomendações para escrita de um relato de experiência no campo da Educação Matemática. Não há um caminho único, nem um caminho dito certo. Tentamos, com ajuda de alguns colaboradores, traçar uma diretriz para o que pode ser feito. Esperamos que o material possa ajudá-lo e contamos com sua participação no envio de sugestões de melhoria para publicação das edições futuras. 📥 Baixe o livro em PDF |
Pesquisa operacional no campo da logística: explorando interfaces
SÁ, Lauro Chagas e; ARPINI, Bianca Passos; SANTOS, Paulo Henrique dos (Orgs.). Pesquisa operacional no campo da logística: explorando interfaces. 1. ed. Vitória: Edifes, 2019. Resumo: A Pesquisa Operacional é uma área de pesquisa utiliza de técnicas, como a modelagem matemática, para analisar situações complexas, possibilitando a tomada de decisões e a construção de sistemas mais produtivos. Nesta obra, Lauro Chagas e Sá, Bianca Passos Arpini e Paulo Henrique dos Santos, docentes da área de Pesquisa Operacional no Curso Superior de Tecnologia em Logística no Ifes campus Viana e participantes do EMEP, reuniram diferentes estudos em Pesquisa Operacional com aproximações no campo da logística. A expertativa é que esta obra fomente práticas interdisciplinares, associando a Pesquisa Operacional à diferentes componentes curriculares específicos da formação os tecnólogos. |
Práticas pedagógicas na Educação Profissional: experiências em cursos técnicos integrados ao ensino médio
SÁ, Lauro Chagas e (Org.). Práticas pedagógicas na Educação Profissional: experiências em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Vitória, ES: Edifes, 2017. Resumo: Sabemos que uma das funções da escola é possibilitar a construção de conhecimentos. No entanto, ainda identificamos abordagens mecânicas, em que os conteúdos apresentados são desligados das razões que os justificam e sem nenhuma conexão com os assuntos abordados em outras disciplinas. Na perspectiva de modificar esse cenário, este livro, como primeira publicação do EMEP, reúne práticas realizadas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. O principal objetivo da obra é compartilhar experiências vivenciadas com alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, de modo a potencializar outras práticas dessa natureza em instituições que ofertam Educação Profissional. |
Redes Sociais