Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Materiais didáticos

► Produtos Educacionais

Na Área de Ensino, os produtos ou processos educacionais são resultados tangíveis, oriundos da atividade de pesquisa. Nesse contexto, esta seção apresenta os PE associados a pesquisas de mestrado profissional desenvolvidas no Programa Educimat.

capa PE Tatiana 


 Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional - REMEP

REMEP é um portal de acesso a experiências de ensino que permite a busca e a recuperação das produções de professores que ensinam Matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio para motivar novas experincias que adotem o trabalho como princípio educativo e assegurem a interdisciplinaridade na prática docente, conforme apregoam as Diretrizes Curriculares Nacionais para esta modalidade de ensino. Ele é resultado de uma Pesquisa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado no pelo EMEP. Clique no banner para acessar!

remep


► Materiais digitais

A seguir, temos alguns materiais digitais produzidos por professores do EMEP que poderão ser utilizados com estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior. Clique nas imagens para acessar os recursos.

Revisão Geometria Plana          Prismas

Conceito de área          Do conceito de área ao cálculo de integrais

Conceito de Área
(Acesse a versão para professor)


► Fichas produzidas pelo Gepem para o Proeja-Ifes

Abaixo, disponibilizamos as fichas produzidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo (GEPEM-ES). O material didático de Matemática do Proeja, construído colaborativamente pelo grupo de professores de Matemática do Ifes/Vitória, se baseia em 9 pontos: (i) relação entre educação profissional, ensino médio e educação de jovens e adultos, (ii) relação com espaços de produção de saberes na sociedade, (iii) biografias e trajetórias de vida dos alunos como ponto de partida, (iv) os saberes em diferentes espaços sociais, (v) uso da tecnologia, (vi) a interdisciplinaridade, a contextualização e a integração curricular presentes no dia-a-dia da sala de aula, (vii) definição de conteúdos que específicos para a EJA, (viii) autonomia nas ações dos estudantes e (ix) a valorização da cultura e da história. Desta forma busca a construção do diálogo e da criticidade, valorizando a liberdade e as particularidades dos alunos jovens e adultos. Para entender mais sobre o processo de construção das fichas, recomendamos a leitura da tese do Prof. Rony Freitas, intitulada "Produções colaborativas de professores de Matemática para um currículo integrado do Proeja-Ifes".

Explorando Numeros capa Operacoes Aritmeticas capa O Papel das Letras capa Introducao as Funcoes capa

► Repositório de objetos de aprendizagem de Matemática para o Ensino Médio e Profissional

O Repositório ROAMEP é um dispositivo de armazenamento de objetos de aprendizagem voltados para o ensino da Matemática, com aplicação no ensino médio e profissional. O conteúdo do repositório é composto pelos produtos gerados a partir das pesquisas do mestrado do Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMINAS. Os formatos apresentados no repositório, são provenientes das atividades desenvolvidas pelos autores participantes do Grupo de Pesquisa em Informática e Metodologias para o ensino de Matemática – GRUPIMEM. Os Objetos de Aprendizagem estão disponibilizado no repositório, em forma de sites com iteratividade, e em PDF, para consultas e estudos.

Visite o repositório!

Fim do conteúdo da página