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História do grupo

Índice de Artigos

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O EMEP é um grupo de pesquisa que hoje reúne professores-pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) e de instituições privadas que investigam práticas de Educação Matemática nas etapas de Ensino Médio e de Ensino Superior, bem como na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica. No entanto, ao longo de sua história, o grupo teve diferentes objetivos e configurações.

 

O período NIM/NIEMEP

A história do EMEP começou em 2014, como Núcleo de Investigações em Matemática (NIM), contando com participação dos professores de Matemática do Ifes/Linhares que investigavam aspectos relacionados à Matemática e seu ensino. Já em 2015, a proposta do grupo foi reformulada pela primeira vez: ele recebeu novos membros, docentes de disciplinas profissionalizantes e técnicos administrativos em Educação, passando a se chamar Núcleo de Investigações em Ensino de Matemática na Educação Profissional (Niemep). Nesta perspectiva, o grupo direcionou seus esforços nas questões de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica, organizando-se em duas linhas de pesquisa, que se reuniam conjuntamente:

Práticas pedagógicas no ensino de Matemática, que tratava de atividades de sala de aula, principalmente, em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.
Olimpíadas e Feiras de conhecimento, que reunia os projetos relacionados a Feiras de Matemática e Olimíadas de Robótica. 

A primeira apresentação de trabalho do EMEP aconteceu em 2015, no II Seminário Regional dos Profissionais de Educação, em Nova Venécia. O trabalho “Práticas pedagógicas em regime domiciliar: um estudo de caso sobre ensino de Matemática com uma jovem gestante”, discutiu atividades realizadas com uma educanda em situação de regime domiciliar, a partir de uma experiência do professor Lauro Sá e das servidoras Briane Guaitolini e Eloana Costa com uma aluna do Curso Técnico em Administração Integrado Ensino Médio.

 

A fase EMEP

Em 2017, aconteceu a segunda reformulação na proposta do grupo. Passaram a compor o coletivo do EMEP professores de outros campi do Ifes, da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) e de instituições privadas que atuavam na Educação Básica e no Ensino Superior. Assim, as linhas de pesquisa foram reorganizadas, passando a ser as seguintes:

► Educação Matemática na Educação Profissional e Tecnológica, que redimensiona os pressupostos teóricos da Educação Matemática na ação pedagógica com estudantes da EPT no sentido de assumir o trabalho como princípio educativo e assegurar a interdisciplinaridade na prática docente, elementos fundantes dessa modalidade de ensino.

► Educação Matemática no Ensino Médio e no Ensino Superior, que contempla pesquisas de cunho teórico e prático, articulando as Tendências da Educação Matemática com a prática docente,  teorias educacionais e  pesquisas sobre ensino na Educação Básica e no Ensino Superior.

Nessa nova institucionalidade, o grupo adotou diferentes metodologias de trabalho, de acordo com as características das linhas. Como o grupo associado à EPT congrega pesquisadores distribuídos em municípios distantes, os pesquisadores passaram a se reunir por webconferência por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Já o grupo de professores do Ensino Médio e do Ensino Superior, residentes na Grande Vitória, optou por se encontrar semanalmente ou quinzenalmente em uma escola da Sedu/ES. A opção pelo local se deu não só por motivos logísticos, mas também para demarcar a escola básica como produtor de conhecimento científico, reafirmando o perfil do professor-pesquisador assumido pelo EMEP.

 

Primeiros doutores em Educação Matemática e vinculação ao Programa Educimat

Com sete anos de fundação, o EMEP se percebeu ainda mais próximo das pesquisas de pós-graduação. A partir de 2021, o grupo passou ter seus primeiros doutores na área de Educação Matemática: Bruna Prane e Lauro Sá, que defenderam suas teses em março de 2021. Após sua defesa, Lauro também se credenciou como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Programa Educimat/Ifes). Desde então, o grupo passou a acolher orientandos de mestrado com pesquisas no campo da Educação Matemática.

Com a vinculação ao Programa Educimat, o grupo teve uma de suas linhas de pesquisa reformuladas, que deixou de ser restrita à Educação Profissional e Tecnológica e passou a refletir sobre a Educação Matemática para o mundo do trabalho:

► Educação Matemática para o Mundo do Trabalho, que compreende investigações em Educação Matemática sobre práticas pedagógicas e recursos didáticos com vistas à formação para o mundo do trabalho, tendo como público, principalmente, estudantes de Ensino Médio e de cursos técnicos ou profissionalizantes.

► Educação Matemática no Ensino Médio e no Ensino Superior, que contempla pesquisas de cunho teórico e prático, articulando as Tendências da Educação Matemática com a prática docente,  teorias educacionais e  pesquisas sobre ensino na Educação Básica e no Ensino Superior.

Em abril de 2023, por conta de compromissos acadêmicos e profissionais, parte dos professores que integravam a linha "Educação Matemática no Ensino Médio e no Ensino Superior" solicitou desligamento do grupo. Nesse movimento, os pesquisadores participantes optaram por substituir a linha por uma nova, que tratasse da interdisciplinaridade, tema emergente nas recentes pesquisas do grupo. Com isso, as linhas de pesquisa do EMEP passaram a ser:

► Educação Matemática para o Mundo do Trabalho, reunindo investigações em Educação Matemática sobre práticas pedagógicas e recursos didáticos com vistas à formação para o mundo do trabalho, tendo como público, principalmente, estudantes de Ensino Médio e de cursos técnicos ou profissionalizantes.

► Educação Matemática no contexto da interdisciplinaridade para pesquisas sobre práticas pedagógicas potencialmente interdisciplinares, visando a superação da fragmentação de conhecimentos e da segmentação e descontextualização curricular.

Pesquisas e publicações

Desde a criação do EMEP, em 2014, já foram realizados diversos projetos de pesquisa no âmbito do grupo, incluindo iniciações científicas júnior para alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio, iniciações científicas e tecnológicas de graduação e  trabalhos de conclusão de curso de especialização e dissertações de mestrado. Com financiamento do Instituto Federal do Espírito Santo, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram investidos recursos de bolsa em pesquisas no campo da Educação Matemática e Educação Profissional. Os pesquisadores do EMEP têm se esforçado na publicação de artigos, uma vez que entendem que esta é uma das formas de compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados das pesquisas desenvolvidas. A lista de publicações acadêmicas do grupo compreende livros publicados, palestras, minicursosapresentações de trabalho em congressosartigos publicados em periódicos especializados.

 

Organização e apoio a eventos capixabas

Além de participar de diversos congressos com apresentação de trabalho, o EMEP também teve a oportunidade de organizar e apoiar importantes eventos capixabas. Logo no início de suas atividades, ainda como NIM e NIEMEP, o grupo coordenou a 1ª Semana da Matemática do Ifes de Linhares, em 2015, e a 2ª Semana, em 2016.

Já como EMEP, em 2017, o grupo foi responsável pela 1ª Semana da Matemática do Ifes Viana e das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ifes/Viana. No ano seguinte, o grupo apoiou a I Jornada de Educação e Divulgação em Ciências, realizada no Ifes/Vila Velha.

Em 2018, o EMEP foi convidado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Espírito Santo, a coordenar o XI Encontro Capixaba de Educação Matemática, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2018, no Ifes/Cariacica.

Além dos eventos citados, o grupo realiza anualmente, em março, os Seminários do EMEP, que buscam divulgar pesquisas e ampliar a discussão sobre a Educação Matemática de alunos da Educação Básica, do Ensino Superior e da Educação Profissional e Tecológica.

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