4º Semep (2021)
Índice de Artigos
Programação detalhada
» Segunda-feira, 01/03/2021, 18h30 às 21h
18h30 – ABERTURA
Prof. Lauro Chagas e Sá (Líder do EMEP, Ifes/Vila Velha)
18h40 – PAINEL DE ABERTURA
Mediação: Prof. Lauro Chagas e Sá (Líder do EMEP, Ifes/Vila Velha)
A BNCC e o Novo Ensino Médio: contradições e desafios para a Educação Matemática
Prof. Marcio Antonio da Silva (UFMS) - Baixe a apresentação (formato .pdf, tamanho 1.427Kb)
20h10 – REAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – parte 1
Mediação: Profa. Bárbara Darós de Lelis Ferreira (Ifes/Vila Velha)
A pandemia sob outra perspectiva: uso de performances matemáticas digitais no ensino não presencial de geometria espacial
Lauro Chagas e Sá, Organdi Mongin Rovetta
A interação social no Proeja: aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual
Solange Taranto de Reis, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli
O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional
Solange Taranto de Reis, Bruna Zution Dalle Prane
20h40 – LANÇAMENTO
Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional - REMEP
Ana Clara Frossard Souza, Deborah da Silva Pimentel, Lauro Chagas e Sá
» Terça-feira, 02/03/2021, 18h30 às 21h
18h30 – REAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – parte 2
Mediação: Profa. Tamiris Moura Neves (Ifes/Vila Velha)
Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação
Matheus Fernandes Campos da Costa, Cátia Aparecida Palmeira
Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática
Ana Júlia de Mattos Mota Ramalho, Elcio Pasolini Milli
Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática
Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo, Thamires Belo de Jesus
19h – REAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – parte 3
Mediação: Profa. Izabella Arpini Ferreira (Prefeitura Municipal de Vitória)
Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional
Deborah da Silva Pimentel, Ana Clara Frossard Souza, Lauro Chagas e Sá
Crescimento bacteriano e função exponencial: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio Integrado
Daniel Queiroz Hese da Silva, Lauro Chagas e Sá, Carine Coneglian de Farias Colman
Os ENCONAM e o ensino de Matemática em escolas técnicas entre 1980 e 1996
Arthur Roberto Barboza Maciel, Lauro Chagas e Sá
19h30 – MINICURSO
O GeoGebra e suas potencialidades nas aulas de Matemática
Prof. Alex Jordane (Ifes/Vitória) - Baixe a apresentação (formato .pdf, tamanho 461Kb)
» Quarta-feira, 03/03/2021, 18h30 às 21h
18h30 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – parte 1
Mediação: Profa. Netalianne M. F. Heringer (Ifes/Linhares)
Utilizando a plataforma de programação Arduino como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio
Vítor Rodrigues Tomé (Orientador: Fabricio Bortolini de Sá)
Utilizando a robótica educativa como ferramenta pedagógica para o ensino de matemática no Curso Técnico de Automação Industrial
Pablo Reis Rebonato (Orientadora: Netalianne Mitchelle Fagundes Heringer)
Inserindo a Matemática no curso Técnico em Biotecnologia a partir de metodologias ativas
Daniel Queiroz Hese da Silva (Orientadores: Lauro Chagas e Sá e Carine Coneglian de Farias Colman)
Inserindo a Matemática no curso Técnico em Química a partir de metodologias ativas
Ana Clara Frossard Souza (Orientador: Lauro Chagas e Sá)
19h30 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – parte 2
Mediação: Prof. Denilson Junio Marques Soares (IFMG/Piumhi)
Material educativo considerando atividades que relacionam algoritmos e o processo de solução do Cubo Mágico
Brayan William Bautz (Orientadoras: Adriana da Costa Barbosa e Nathalia da Costa Dias)
Material educativo considerando atividades que relacionam permutações, frações e probabilidade ao Cubo Mágico
João Pedro Barreri Kill (Orientadoras: Adriana da Costa Barbosa e Nathalia da Costa Dias)
Material educativo considerando atividades que relacionam geometria e Cubo Mágico
Marko Vinícius dos Santos Couto (Orientadoras: Adriana da Costa Barbosa e Nathalia da Costa Dias)
20h10 – PAINEL DE ENCERRAMENTO
EMEP durante a pandemia: estratégias de pesquisa e possibilidades de produções
Prof. Jéssica Schultz Kuster (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
Profa. Solange Taranto de Reis (Ifes/Vitória)
Mediação: Profa. Ana Paula Azevedo Moura (SEDU-ES)
20h50 – ENCERRAMENTO
Coordenação: Prof. Lauro Chagas e Sá (Ifes/Vila Velha)
Inscrições e orientações de acesso
Para participação no 4º Seminário do EMEP, não será cobrada taxa de inscrição. Participantes externos ao grupo poderão se cadastrar no período de 08 a 20 de fevereiro de 2021. Serão disponibilizadas 50 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição.
O 4º SEMEP acontecerá on-line por uma plataforma de webconferência, cujo link será enviado aos inscritos na semana anterior ao evento. No mesmo e-mail, serão encaminhadas orientações de acesso. Para fazer jus ao certificado de participação, o participante deverá estar presente em todos os dias de evento.
Em casos de dúvida, envie mensagem para grupoEMEP@gmail.com.
Redes Sociais