Minicurso "Feiras de Matemática e aprendizagem científica na sala de aula da Educação Básica"

Minicurso foi realizado durante o I Encontro Mato-grossense de professores que ensinam Matemática, na cidade de Tangará da Serra/MT.

O objetivo deste minicurso foi propor subsídios teóricos e metodológicos para a gestão, orientação e avaliação de trabalhos nas Feiras de Matemática, movimento que acontece no Brasil há mais de 30 anos e que tem sido temática de algumas pesquisas do EMEP, desde sua criação.

Para Floriani e Zermiani (1985) uma Feira de Matemática “visa enfocar melhor o ensino científico de sala de aula. Pela necessidade de mostrar ao público externo, os trabalhos (projetos) realizados nas escolas, de todos os níveis e redes de ensino e comunidade, transformam as atividades escolares em verdadeiros laboratórios vivos de aprendizagem científica”. Neste contexto, o minicurso abordou o histórico das Feiras de Matemática, articulando-o aos pressupostos da Educação Matemática, o processo de organização de uma feira e as principais ideias para orientação nas diferentes categorias e modalidades.

Durante a formação, os ministrantes Prof. Lauro Chagas e Sá (Ifes/EMEP) e Profa. Araceli Gonçalves (IFC) exploraram o processo de avaliação na e da Feira de Matemática, enfatizando o papel dos avaliadores in loco e do comitê científico na escrita, formatação e avaliação ad-hoc. Eles também apresentaram os materiais atualizados no VI Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática, realizado em 2017, como modelo de relato de experiência e formulários de avaliação.