Minicurso "Atividades matemáticas potencialmente interdisciplinares"

Formação ocorreu durante o Fórum do GT-2 da SBEM, realizado junto do Encontro Paulista de Educação Matemática.

Neste minicurso, o Prof. Lauro Sá apresentou três atividades potencialmente interdisciplinares, anteriormente validadas em turmas de Ensino Médio. Na primeira atividade, relacionamos Matemática e Microbiologia, a partir da análise de microrganismos. Na segunda, abordamos aquecimento e resfriamento de soluções, aproximando o conteúdo de função exponencial das ideias introdutórias de termoquímica. Por fim, na terceira atividade, tratamos de tabelas nutricionais, percebendo possibilidades de diálogo entre Estatística, Biologia e Nutrição. Nessas atividades, a abordagem do conteúdo matemático, em nossas pesquisas, se deu visando o estabelecimento de um ambiente no qual os alunos são convidados a se envolverem em processos de exploração, formulando questões e procurando explicações.

O Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) é organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo (SBEM-SP), como uma oportunidade de promover o diálogo entre pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e professores do Ensino Superior e da Educação Básica. Em 2023, o XV EPEM ocorreu no período de 28 a 30 de abril, na UNESP/Guaratinguetá, com a temática “Educação Matemática nos contextos pandêmicos e reformistas: enfrentamentos e indagações”. Junto do EPEM, também foi realizado o Fórum do Grupo de Trabalho nº 2 da SBEM, cuja temática aborda a Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.