Pesquisador do EMEP defende dissertação sobre Educação Matemática Inclusiva

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 20h45

Na véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o professor Elcio Milli defende sua pesquisa intitulada "Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos", desenvolvida no Programa Educimat do Ifes.

Hoje nosso colega Elcio Milli, professor da rede estadual de educação e pesquisador do EMEP, defende sua pesquisa de mestrado que investigou, em sala de aula, o desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos, na modalidade integrada à Educação Profissional (Proeja), do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória.

Como referencial teórico da dissertação, destacam-se os processos compensatórios e suas influências na realização das atividades aliado às transformações simbólicas e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, teoria desenvolvida pelo psicólogo russo Lev Vygotsky. Utilizou-se ainda a Educação Matemática Crítica, proposta pelo educador matemático dinamarquês Ole Skovsmose, e, na pesquisa, direcionada para o desenvolvimento de ambientes reflexivos envolvendo as relações estabelecidas entre o pensamento aritmético e a educação matemática inclusiva, com uma perspectiva dialógica na alfabetização de jovens e adultos.

Ao final da pesquisa, aluno e professor-pesquisador foram beneficiados em um espaço educacional com experiências multissensoriais, pois as relações sociais favoreceram essa diversidade na produção educativa. O aluno, por meio dos estímulos, internos ou externos, junto a mecanismos compensatórios, desenvolveu seu pensamento aritmético de forma particular, com estratégias específicas de seu raciocínio.

Além dos resultados científicos para o campo da Educação Matemática, a pesquisa permitiu a criação de um produto educacional: o Tampimática. Este material interativo contém situações e reflexões pedagógicas vivenciadas durante a investigação. De forma geral, a proposta foi discutir a educação em uma perspectiva inclusiva visando superar obstáculos e desenvolver novas potencialidades, transformando o outro e também a si mesmo. O material será disponibilizado futuramente, na seção de materiais didáticos do nosso site.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Celebrado no Brasil em 21 de setembro no Brasil, esta data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, apesar de ser celebrada a nível extraoficial desde 1982. A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979. Assim, esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.