Estudantes e pesquisadores do EMEP participam do XIII ENEM

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2019, 20h50

O XIII Encontro Nacional de Educação Matemática foi realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá - MT, entre os dias 14 e 17 de julho de 2019.

Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores.

A atuação dos participantes do EMEP se deu de diferentes formas. O líder do grupo, prof. Lauro Sá, compôs a Comissão Organizadora do evento, por integrar a Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Já os professores Cátia Aparecida Palmeira, Elcio Pasolini Milli e Thamires Belo de Jesus contribuíram como pareceristas do XIII ENEM.

Além dessas atividades, os estudantes e pesquisadores do EMEP apresentaram diferentes trabalhos, conforme listagem a seguir:

• OS BASTIDORES DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA?
    Izabella Arpini Ferreira Freitas, Lauro Chagas e Sá
  • O ENSINO DE CONTEÚDOS DO EIXO “ESPAÇO E FORMA” NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
    Tayrini Vieira Alves, Lauro Chagas e Sá
  • APRENDIZAGENS DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE CONCEITOS DE ARITMÉTICA A LUZ DOS MECANISMOS COMPENSATÓRIOS: PRIMEIROS OLHARES
    Solange Taranto de Reis, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli

Ao todo, a programação científica do XIII ENEM contou com duas conferências (abertura e encerramento), de 30 palestras, de 27 mesas redondas, de 904 comunicações científicas, de 446 relatos de experiências, de 139 pôsteres, de 138 minicursos e da Feira de Matemática possam contribuir, dentre outras esferas, com os processos de ensinar e de aprender matemática nas Escolas da Educação Básica do Brasil.