CNPq e Ifes aportam R$ 16 mil em pesquisas do EMEP

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 20h51

Acaba de ser divulgado o resultado final para seleção de pesquisas a serem financiadas pelo Ifes e outras agências de fomento. O EMEP receberá recursos para todas as oito investigações propostas.

Ao todo, serão R$ 16.800 de financiamento em estudos do nosso grupo de pesquisa, sendo todo o recurso destinado a concessão de bolsas de iniciação científica. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil, aportará R$ 12 mil. Já os R$ 4.800 restantes serão financiados pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Um dos projetos ainda é apoiado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), que cedeu os anais do Encontro Nacional de Educação Matemática para compor o REMEP, primeiro repositório do grupo de pesquisa e único projeto tecnológico aprovado pelo Ifes para a área de Ciências Humanas / Educação.

Confira a lista de projetos financiados:

• EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL
    Coordenadora: Profa. Thamires Belo de Jesus
    Natureza: Pesquisa científica
    Financiamento: R$ 3.600 (3 bolsas de IC financiadas pelo CNPq)
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR NO NÍVEL MÉDIO
    Coordenador: Prof. Lauro Chagas e Sá
    Natureza: Pesquisa científica
    Financiamento: R$ 3.600 (3 bolsas de IC financiadas pelo CNPq)
  • REPOSITÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (REMEP)
    Coordenador: Prof. Lauro Chagas e Sá
    Natureza: Pesquisa tecnológica
    Financiamento: R$ 9.600 (1 bolsa financiada pelo CNPq e 1 bolsa pelo Ifes)

A seleção de bolsistas do grupo iniciou no último dia 12 de junho. Os 36 candidatos, alunos de graduação e de cursos técnicos integrados, já realizaram a prova escrita e as entrevistas. O resultado final está previsto para ser publicado em 19 de julho. As pesquisas serão realizadas de agosto de 2019 a julho de 2020. Acompanhe aqui o processo seletivo para novos bolsistas do EMEP.