Pesquisadores publicam artigo na Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
O estudo realizado sobre Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da Educação Profissional de Lauro Chagas e Sá, Fabrício Bortolini de Sá e Sandra Aparecida Fraga da Silva acaba de ser publicado na Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. O periódico, avaliado com Qualis A2 na área de ensino pela Capes, tem como missão divulgar pesquisas que tenham por objeto o processo ensino-aprendizagem, resultante de uma ação reflexiva, crítica e inovadora para a atuação profissional do docente, auxiliando na produção de conhecimento e de novas estratégias pedagógicas.
O texto apresenta um recorte de pesquisa, realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica de Matemática - Grupem, que investigou aprendizagens discentes durante construção e utilização de uma maquete eletrônica para ensino da Teoria de Grafos. Os autores destacam a relação entre o grafo, elemento matemático, e sua utilização para produção da maquete eletrônica, por meio da utilização de máquinas de estados finitos. Assim, constaram que a produção da maquete aproximou a matemática dos participantes das feiras, despertou o interesse e promoveu a formulação de questões, conjecturas, testes e argumentações.
Veja o trabalho na seção Artigos em periódicos.
Redes Sociais