Bolsistas de IC-Jr têm trabalhos aceitos em seminário de História da Matemática

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 11h27

Os alunos Joice Soares e Giuseppe Polonini, do curso de Automação Industrial do Ifes campus Linhares, tiveram trabalhos aceitos no Seminário Nacional de História da Matemática. Ambos são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - Pibic-Jr do Ifes, desenvolvendo pesquisas no EMEP.

O primeiro trabalho, "História da Matemática na Educação Profissional: uma análise de grafos e Leis de Kirchoff em livros de Circuitos de Correntes Contínuas", de Joice Soares, sob orientação do Prof. Lauro Sá, parte da contribuição de Gustav Kirchhoff à história da Matemática e se propõe a responder aos seguintes questionamentos: essa história aparece nos livros de Análise de Circuito de Correntes Contínuas – ACCC disponíveis na biblioteca do Ifes Linhares? Em caso positivo, como aparece? Se não, como são introduzidas as Leis de Kirchhoff?

Já o trabalho "História da Matemática na Educação Profissional:  a Álgebra de Boole em livros de Eletrônica Digital", de Giuseppe Polonini, sob orientação do Prof. Fabrício Bortolini, investigou como o engenheiro Claude Shannon utilizou a álgebra booleana para solucionar problemas de circuitos de telefonia com relés, introduzindo na área tecnológica o campo da Eletrônica Digital. Os pesquisadores também analisaram como essa história da lógica figura nos livros utilizados na disciplina de Eletrônica Digital do Ifes Linhares.

Os dois trabalhos serão apresentados em abril deste ano, durante o XII Seminário Nacional de História da Matemática, na Universidade Federal de Itajubá, em MG.