NIEMEP promove 2ª Semana da Matemática do Ifes/Linhares

Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2016, 11h35

Na perspectiva de fomentar a valorização e o respeito das características étnicas e culturais de diferentes grupos sociais de nosso país e de apresentar diversas situações em que a matemática se faz presente, o Ifes Linhares, por meio do Núcleo de Investigações em Educação Matemática e Educação Profissional, promoverá a 2ª Semana da Matemática do Ifes Linhares, sob o tema "Matemática em toda parte".

O evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de maio de 2016, em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo (SBEM-ES) e com a Faculdade Pitágoras de Linhares. O objetivo é promover reflexões sobre a Matemática em contextos culturais e esportivos, a partir de palestras, apresentações de trabalho de alunos do Ifes Linhares e do torneio de Xadrez para alunos da Educação Básica da região de Linhares.

A abertura ocorrerá no dia 10 de maio, no auditório da Faculdade Pitágoras de Linhares, com a mesa temática "Matemática e contextos culturais”, na qual serão apresentadas as palestras "Matemática e cultura Tupinikim e Guarani do Espírito Santo", com a Prof. Dra. Ozirlei Teresa Marcilino, e "A presença africana na história da matemática", com o Prof. Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde. O coordenador do evento, professor Lauro Chagas e Sá, ressalta a importância dessa discussão, considerando a lei nº 10.639 de 2003, que estabelece que todas as escolas da educação básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afrobrasileiras e indígenas.

Assim como na 1ª Semat, todas as atividades desta edição, com exceção da abertura, estão previstas para acontecer no próprio campus Linhares, nos turnos matutino e vespertino, de modo a oportunizar a participação dos alunos dos cursos integrados, concomitantes e superior do Ifes e de toda comunidade de Linhares.