Confira opções de cursos gratuitos e online na área de Matemática e Educação

Publicado: Domingo, 22 de Março de 2020, 15h00

Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, a orientação do Ministério da Saúde e dos Governos estaduais tem sido para que as pessoas fiquem em casa. Para manter suas atividades durante esse período de isolamento social, o EMEP ajustou suas atividades de pesquisa e também lançou o projeto Conexão Ifes para os alunos da Educação Básica.

Agora, selecionamos alguns cursos gratuitos e online para que você, professor, aproveite ao máximo o período de quarentena. As opções vão desde a área de prática docente até oportunidades de formação para a pesquisa. Os cursos listados abaixo são ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, pela Plataforma AVAMEC do Ministério da Educação e pelo Grupo Mathema de formação continuada. Confira:

• A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática

O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e campos de experiência. Por fim, será abordada a reformulação de projetos pedagógicos e a implementação de currículos do ensino fundamental, norteados pela BNCC. Carga horária: 40 horas. Acesse aqui.

• A BNCC do Ensino Médio: Matemática e suas Tecnologias

O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre as áreas do conhecimento. Por fim, será abordada a reformulação de projetos pedagógicos, protagonismo e cooperação, e a implementação de currículos do ensino médio, norteados pela BNCC. Carga horária: 50 horas. Acesse aqui.

• A hora e a vez da Probabilidade

Este curso trata do cálculo de probabilidades usando a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral. Esta estratégia se relaciona com a Probabilidade Clássica. Nele, vamos conhecer propostas que nos auxiliem a desenvolver nos alunos as habilidades probabilísticas que são destacadas na BNCC do Ensino Fundamental. Carga horária: 10 horas. Acesse aqui.

• O que é resolver problema?

Este curso apresentará reflexões a respeito da Perspectiva Metodológica da Resolução de Problemas e o ciclo da resolução de problemas, ampliando o conhecimento a respeito do trabalho com o tema nos diferentes campos de conhecimentos da Matemática e no uso de jogos nas aulas de Matemática. Carga horária: 10 horas. Acesse aqui.

Lesson Study - versão português

O Curso denominado Lesson Study - versão Português pretende propagar aos profissionais de Educação (professores, gestores, pedagogos, psicólogos, orientadores educacionais, estudantes de licenciatura etc) como os japoneses praticam a formação de professores no ensino básico visando à potencialidade da aprendizagem de seus alunos. Carga horária: 60 horas. Acesse aqui.

Ferramenta para gravação de videoaulas

O curso auxilia na compreensão dos aspectos técnicos e práticos de gravações de videoaulas com estrutura não-profissional. O curso está baseado em videoaulas divididas em temas. Ao longo das aulas, é importante que o aluno execute o que aprendeu utilizando os recursos sugeridos. Carga horária: 5 horas. Acesse aqui.

Moodle para educadores

O curso proporciona o conhecimento básico necessário para a edição de salas virtuais para cursos ou disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial. Busca levar o educador a uma reflexão sobre o potencial construcionista do Moodle como suas potencialidades para a realização de aulas com atividades colaborativas, bem como as possibilidades de acompanhamento e avaliação da aprendizagem. Carga horária: 60 horas. Acesse aqui.

• Didática no Ensino Superior

O objetivo do curso é possibilitar que os participantes tornem-se aptos para realizar o planejamento didático de ensino superior. Carga horária: 68 horas. Acesse aqui.

• Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

O curso aborda temáticas relacionadas com a leitura, escrita, normas ABNT e formatação dos gêneros acadêmicos mais utilizados: resumo, resenha, artigo e monografia. Carga horária: 68 horas. Acesse aqui.

• Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos

Esse curso objetiva auxiliar os participantes na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicadas à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Carga horária: 20 horas. Acesse aqui.

• Google Drive: Colaboração na prática

Este curso compartilha uma visão sobre colaboração utilizando o Google Drive e facilitar seu uso dessa ferramenta que permite que documentos, apresentações, planilhas e muitos outros itens sejam criados em nuvem. Além disso, ele permite armazenar seus arquivos e todas as interações que você faz com eles. E isto tudo acontece de maneira gratuita pra quem está começando. Carga horária: 60 horas. Acesse aqui.