Bolsistas do EMEP apresentam pesquisas de IC-Jr no II ENEMI

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h02

Evento, de abrangência nacional, é promovido pelo GT 13 da SBEM.

Três pesquisas de iniciação científica júnior voltadas para Educação Matemática Inclusiva foram apresentadas no II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, evento realizado virtualmente de 11 a 13 de novembro de 2020. Cada pesquisa buscou realizar um mapeamento de pesquisas sobre educação matemática numa perspectiva inclusiva com algum público específico da educação especial.

O bolsista Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo pesquisou trabalhos relacionados aos alunos surdos. Já Matheus Fernandes Campos da Costa investigou trabalhos relacionados a pessoas com deficiência visual. Ana Julia de Mattos Mota Ramalho se dedicou ao mapeamento de trabalhos voltados a pessoas com deficiência intelectual. Todos os trabalhos foram mapeados a partir das treze edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).

O ENEMI é um evento de âmbito nacional promovido pelo Grupo de Trabalho "Diferença, Inclusão e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM - GT13 com os objetivos de debater pesquisas sobre temáticas específicas e socializar experiências em sala de aula ou outros ambientes visando uma Educação Matemática para todos.

Segundo participantes do ENEMI, a presença dos alunos do ensino médio foi algo inovador neste evento e de grande valorização pelos seus idealizadores, visto que eles apresentaram pesquisas com importantes resultados para a educação matemática. A iniciativa proposta pelos pesquisadores do Espírito Santo valoriza as pesquisas capixabas e apresenta o Instituto Federal do Espírito Santo como importante polo de pesquisas e responsabilidade educacional no cenário brasileiro.

Conheça as pesquisas

Como um dos movimentos de pesquisas do EMEP na linha Educação Matemática no Ensino Médio e no Ensino Superior, foram realizadas três pesquisas de iniciação científica júnior por alunos do ensino médio do curso técnico em biotecnologia integrado ao Ensino Médio, do Ifes campus Vila Velha, orientados pelas professoras Thamires Belo de Jesus (Ifes) e Cátia Aparecida Palmeira (Sedu) e pelo professor Elcio Pasolini Milli (Sedu). Veja outras pesquisas de Inicicação Científica Júnior realizadas pelo EMEP.