Pesquisa do EMEP é destaque na III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências

Publicado: Sábado, 28 de Novembro de 2020, 17h49

Trabalho ficou em 2º lugar da categoria Pesquisa Acadêmica.

O trabalho "Um perfil dos professores que compartilham experiências de educação matemática com estudantes da educação profissional", de autoria dos pesquisadores Deborah da Silva Pimentel, Ana Clara Frossard Souza e Lauro Chagas e Sá foi premiado durante a III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências.

A produção partiu de uma inquietação dos autores sobre as características da formação e da atuação profissional de professores que compartilham experiências com alunos de cursos técnicos em eventos acadêmicos como o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e a Feira Nacional de Matemática (FMat). No trabalho, os autores procuraram compreender, evidenciar e discutir possíveis traços característicos no perfil desses profissionais. Trata-se de um desdobramento do projeto de Iniciação Tecnológica que instituiu o Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional (REMEP). A estratégia metodológica consistiu na análise dos currículos lattes dos principais autores de 62 experiências apresentadas nos ENEM de 2010 a 2019 e dos orientadores de 85 projetos de Feiras de Matemática, escolhidos por critérios previamente estabelecidos.

Ao todo, a programação da III JED contou com a apresentação de mais de 100 trabalhos entre pesquisas acadêmicas e relatos de experiência. A seleção e avaliação dos trabalhos foi realizada por uma comissão científica que analisou título, objetivos, metodologia, resultados, linguagem e originalidade dos resumos submetidos.

Sobre a III JED

A III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências (III JED) é um evento científico de pós-graduação que tem como principal finalidade integrar e divulgar os cursos de pós-graduação da área de Ensino do Campus Vila Velha. O tema deste ano é "Mulheres, Ciência e Divulgação Científica” e contará diversas atividades como: webinários; sessões de defesa pública de TCC da terceira turma de alunos do Ediv; apresentação de vídeos dos resumos aprovados em formato acadêmico ou de divulgação científica; encontro virtual de ex-alunos e dois tour virtuais em espaços não formais de divulgação científica (Museu de Ciências da Vida e Espaço do Projeto Baleia Jubarte).