ICME-14 será realizado em formato híbrido

Publicado: Domingo, 13 de Dezembro de 2020, 10h15

Maior evento de Educação Matemática acontecerá de forma presencial, na China, e também online.

Considerando a situação atual e o desenvolvimento potencial da Covid-19, a organização do 14th International Congress on Mathematical Education (ICME-14) e diretoria da International Commission on Mathematical Instruction (ICMI) decidiram que o evento será realizado em modo híbrido, ou seja, de forma presencial (em Xangai) e também online. O evento já havia sido adiado uma vez por conta da pandemia do novo coronavírus. Agora, a previsão é que o ICME-14 aconteça de 11 a 18 de julho de 2021.

O EMEP participará do evento com o trabalho "Infographics about the world of work: an experience with students of vocational education integrated to high school", de autoria de Guilherme Guilhermino Neto, Lauro Chagas e Sá e Maria Auxiliadora Vilela Paiva. O projeto foi realizado no Ifes/Vila Velha, sob coordenação do Prof. Lauro Sá, e analisado no âmbito do curso de Especialização em Práticas Pedagógicas pelo Prof. Guilherme Neto, orientado pela Profa. Dora Paiva. No ICME, o trabalho será apresentado no grupo de trabalho "Mathematics education in and for work; continuous mathematics education including adult education", coordenado pela Profa. Lisa Björklund Boistrup (Malmo University, Suécia).

Segundo o comunicado oficial na página do ICME-14, o projeto detalhado está sendo discutido e quaisquer novas atualizações serão anunciadas quando estiverem prontas. "Desejamos que esta decisão o ajude a traçar seu plano de participação no congresso e, se aplicável, esperamos que você ainda possa fazer o seu melhor para participar do congresso presencial em Xangai", afirma a nota assinada por Jianpan Wang, professor da East China Normal University e coordenador local do ICME.

Sobre o ICME

O ICME é o maior evento de Educação Matemática, reunindo pesquisadores de todos os continentes. Foi lançado em 1969, por iniciativa de Hans Freudenthal (1905-1990), então presidente do ICMI, e desde então vem acontecendo em anos bissextos. Edições anteriores já foram realizadas em Lyon (França, 1969), Exeter (Reino Unido, 1972), Karlsruhe (Alemanha, 1976), Berkeley (Estados Unidos, 1980), Adelaide (Austrália, 1984), Budapeste (Hungria, 1988), Québec (Canadá, 1992), Sevilla (Espanha, 1996), Tóquio (Japão, 2000), Copenhagen (Dinamarca, 2004), Monterrey (México, 2008), Seul (Coreia do Sul, 2012) e Hamburgo (Alemanha, 2016).