EMEP realiza seu 4º seminário de modo virtual

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 09h53

Evento aconteceu online em função da pandemia do novo coronavírus.

O 4º Seminário do EMEP se encerrou na última quarta-feira (3). Pela primeira vez, o evento foi realizado online pela plataforma do Google Meet, de modo a não gerar aglomerações. Outra diferença foi a realização em três noites, de 1 a 3 de março, e não mais em um dia inteiro, como as edições presenciais anteriores. Mantendo a proposta de ser um evento mais restrito, o seminário contou com a presença de cerca de 60 participantes de diferentes regiões do país.

O primeiro dia de evento iniciou com o painel de abertura intitulado "A BNCC e o Novo Ensino Médio: contradições e desafios para a Educação Matemática", com participação do Prof. Marcio Antonio da Silva, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Entre outros temas, o painel discutiu o papel da BNCC nas práticas em sala de aula e nas pesquisas em Educação Matemática. Ainda na segunda-feira, foram reapresentados três trabalhos de evento e, também, foi lançado o REMEP - Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional.

No segundo dia de evento, houve outros dois blocos para reapresentação de mais sete trabalhos de eventos. Em seguida, integrantes do EMEP e convidados externos participaram do minicurso "O GeoGebra e suas potencialidades nas aulas de Matemática", ministrado pelo Prof. Alex Jordane, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. Durante a atividade, os participantes aprenderam sobre quatro modos de uso do geogebra em sala de aula, com a criação e manipulação alternando entre professor e aluno.

Finalizando o evento, a quarta-feira foi marcada pela apresentação de ações do EMEP em 2020. No início da noite, foram apresentadas sete pesquisas de iniciação científica desenvolvidas nas duas linhas de pesquisa que compõem o grupo. Em seguida, as professoras e participantes do EMEP Jéssica Schultz Kuster, do Centro Universitário Adventista de São Paulo, e Solange Taranto de Reis, do Ifes/Vitória, compuseram o painel de encerramento "EMEP durante a pandemia: estratégias de pesquisa e possibilidades de produções". As apresentações dos palestrantes externos e alguns registros do evento virtual já podem ser acessados. Os slides estão na programação do evento e as fotos na galeria do grupo

Encerrando o evento, o professor Lauro, líder do EMEP, socializou a nuvem de palavras que foi construída durante o evento. A cada fim de noite, os participantes foram convidados a expor uma palavra que sintetizasse o dia de evento. Após três noites, o resultado foi o seguinte:

2021 nuvem 4 seminario do emep

5º SEMEP em 2022

O próximo seminário do EMEP já está confirmado para 2022. Em data provável de março, como em todas as edições anteriores, o evento seguirá com a estrutura composta por paineis, reapresentações de trabalhos, minicurso e apresentação de projetos de iniciação científica. Os temas do evento e das atividades serão definidos a partir da avaliação do 4º SEMEP e, também, dos interesses do grupo para o próximo ano. O local do evento será anunciado tão breve a situação sanitária nacional se estabilize.