6 de maio, Dia da Matemática
Para celebrar o Dia da Matemática neste ano tão difícil, compartilhamos um texto da repórter Naiara Arpini, lido durante uma reportagem de hoje do ESTV 2ª Edição:
Já reparou em como a matemática está presente em tudo? Não dá nem para imaginar um mundo sem números… A fama de vilã vem desde a época da escola…. E de uns tempos pra cá, os números nunca estiveram tão presentes nas nossas vidas. Na pandemia, tivemos que aprender a dividir na prática. Cada uma na sua casa. O distanciamento é de 1.5 metro! Você sabe fazer essa medida de cabeça?
Entender de porcentagem fica ainda mais difícil quando se trata da ocupação de leitos. Passamos a acompanhar gráficos... “Média móvel” tornou-se parte do vocabulário! Nas ruas, lojas fechadas, tudo parado, e para muitas famílias a conta não fecha. Olha a matemática aí sendo vilã na vida real! Pra quem está do lado de cá, com a missão de traduzir esses números, também não está fácil.
será que a gente consegue calcular o ângulo de um sorriso de quem se curou da COVID-19?
Mas justiça seja feita! A matemática também é capaz de fazer sorrir no meio da pandemia! A contagem regressiva pra chegada da vacina tem sido o nosso cálculo preferido. Quantas vidas podem ser salvas por cada frasquinho desse aqui? E será que a gente consegue calcular o ângulo de um sorriso de quem se curou da COVID-19? Existe fórmula matemática pra saber quanta felicidade cabe em alguém que sobreviveu? A verdade é que os números nao são bons e nem maus.. eles são necessários!
E se a matemática é uma ciência exata, na vida a gente nunca sabe qual vai ser o resultado. Aqui, a ordem dos fatores altera o produto! Então, que os sorrisos venham depois das lágrimas! Que a matemática esteja a nosso favor e que as probabilidades sejam as melhores.
Redes Sociais