Brasileiros poderão participar gratuitamente do ICME-14

Publicado: Domingo, 30 de Maio de 2021, 18h42

Maior evento de Educação Matemática acontecerá de forma presencial, na China, e também online.

A comissão responsável pelo ICME-14 anunciou na última sexta-feira (28) que os organizadores decidiram dispensar a taxa de inscrição dos participantes oriundos de países em desenvolvimento e que estão contribuindo com o ICME-14. Brasileiros estão entre os beneficiados.

Segundo o anúncio oficial, o objetivo é permitir que mais acadêmicos de países em desenvolvimento participem do evento. Entre os isentos da taxa, estão autores de trabalhos (orais e pôsteres), palestrantes convidados, representantes de organizações e membros da comissão internacional.

Os organizadores também informaram que, por motivos técnicos, precisarão de algum tempo para fazer o upload da lista de isenção de nomes para o sistema. Participantes que não completaram o pagamento devem aguardar até 2 de junho para fazer isso. Veja o anúncio completo.

O EMEP participará do evento com o trabalho "Infographics about the world of work: an experience with students of vocational education integrated to high school". O projeto foi realizado no Ifes/Vila Velha, sob coordenação do Prof. Lauro Sá, e analisado no âmbito do curso de Especialização em Práticas Pedagógicas pelo Prof. Guilherme Neto, orientado pela Profa. Dora Paiva. No ICME, o trabalho será apresentado no grupo de trabalho "Mathematics education in and for work; continuous mathematics education including adult education", coordenado pela Profa. Lisa Björklund Boistrup (Malmo University, Suécia).

Sobre o ICME

O ICME é o maior evento de Educação Matemática, reunindo pesquisadores de todos os continentes. Foi lançado em 1969, por iniciativa de Hans Freudenthal (1905-1990), então presidente do ICMI, e desde então vem acontecendo em anos bissextos. Edições anteriores já foram realizadas em Lyon (França, 1969), Exeter (Reino Unido, 1972), Karlsruhe (Alemanha, 1976), Berkeley (Estados Unidos, 1980), Adelaide (Austrália, 1984), Budapeste (Hungria, 1988), Québec (Canadá, 1992), Sevilla (Espanha, 1996), Tóquio (Japão, 2000), Copenhagen (Dinamarca, 2004), Monterrey (México, 2008), Seul (Coreia do Sul, 2012) e Hamburgo (Alemanha, 2016).