Líder do EMEP credencia-se como professor do Programa Educimat

Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 12h09

Com o credenciamento, o EMEP passará a receber discentes do programa, orientados pelo prof. Lauro Sá.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Programa Educimat) divulgou recentemente o resultado do edital de credenciamento de novos professores. Entre os professores selecionados, está o Prof. Lauro Sá. Com isso, o líder do EMEP passará a orientar pesquisas de mestrado profissional do programa e, também, ministrará disciplinas para mestrandos e doutorandos.

Lauro é licenciado em Matemática pelo Ifes e possui mestrado no próprio Programa Educimat e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. É professor efetivo do Ifes desde 2014. Atualmente, leciona em cursos técnicos e superiores do campus Vila Velha. Além de líder do EMEP, o professor participa do Grupo de Trabalho 2 da SBEM - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica e formação para o mundo do trabalho.

O projeto de pesquisa apresentado pelo Prof. Lauro para seu credenciamento foca no Ensino Médio, que segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é etapa responsável por preparar cidadãos capazes de se adaptar às novas condições de ocupação e de continuar seu aperfeiçoamento em estudos posteriores. O projeto tem como objetivo geral investigar a especificidade da Educação Matemática na etapa de Ensino Médio, considerando a construção conhecimento científico pelo estudante e sua formação para o mundo do trabalho.

Com o credenciamento do líder do EMEP, o grupo passará a receber discentes do programa orientados pelo prof. Lauro. Por conta do projeto de credenciamento do professor, os mestrandos participarão da linha de pesquisa sobre Educação Matemática no e para o mundo do trabalho. Além disso, os discentes do Educimat participarão das atividades gerais do grupo, como o Seminário do EMEP e as Jornadas Temáticas do EMEP.

Segundo a coordenação do Programa Educimat, o Edital 2022 para seleção do Mestrado e Doutorado será lançado em breve. As vagas serão distribuídas em duas áreas de concentração: Educação em Ciências e Tecnologias e Educação Matemática. O candidato deverá possuir, no mínimo, Diploma de Graduação obtido em uma instituição de nível superior reconhecida pelo MEC. Também deverá observar os requisitos necessários para inscrição.

Acesse o site do Programa Educimat.