PRPPG contrata a Plataforma Turnitin de identificação de similaridade de textos

Publicado: Domingo, 20 de Fevereiro de 2022, 10h29

A Turnitin é uma ferramenta que analisa trabalhos acadêmicos e indica similaridades, de forma a evitar o plágio.

Como parte das ações da integridade acadêmica e de pesquisa, o Ifes através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG, contratou a Plataforma Turnitin (Originality Check), que oferece o serviço de identificação de similaridade de textos, com o intuito de auxiliar os docentes e alunos nas citações durante a elaboração das teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão final dos cursos lato sensu (especialização e aperfeiçoamento) e da graduação, assim como para a escrita de artigos científicos, projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão desenvolvidos na instituição.

O Originality Check analisa a similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo ao docente interpretar eventuais excessos de similaridades. O programa gera um relatório que aponta o percentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos. A ferramenta está disponível a todos os docentes do Ifes, e destina-se também aos alunos, que neste primeiro momento, serão adicionados pelos seus professores orientadores (do mestrado, doutorado, especialização, aperfeiçoamento e da graduação), conforme instruções que serão passadas em capacitação a ser realizada em breve. A ferramenta também será disponibilizada pelo Moodle, após análise técnica.

A ferramenta também está disponível para assessorar o trabalho dos editores das revistas do Ifes, dos coordenadores da Edifes, da Agifes, do Polo de Inovação e dos servidores que estejam envolvidos na elaboração de projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão da instituição.

Para ter acesso, é necessário preencher o formulário disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para ser cadastrado na Plataforma Turnitin.

Acesse o Formulário.

Confira a gravação do treinamento.

Veja os slides apresentados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes.