EducaMundo 4.0: Evento mostra trabalhos que unem educação e inovação na Rede Federal
Será nos dias 6, 7 e 8 de novembro, na Cidade da Inovação.
A Cidade da Inovação, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vai receber o evento “EducaMundo 4.0: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Digitais na Rede Federal”. Será de 6 a 8 de novembro, com entrada gratuita. No encontro, três projetos apoiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), apresentarão suas ações, destacando as inovações desenvolvidas por alunos e professores da Rede Federal.
Serão diversos estandes com os trabalhos desenvolvidos dentro dos seguintes projetos: Empreendedorismo Inovador; Iniciação Tecnológica; e Oficinas 4.0 (veja mais informações sobre os projetos ao final). A previsão é de que cerca de 250 estudantes e professores (bolsistas dos projetos) estejam presentes para ao público mostrar aquilo que desenvolveram.
Haverá ainda palestras com especialistas em educação, inovação e empreendedorismo. O público-alvo inclui estudantes, professores, instituições de ensino superior, startups, empresas e qualquer pessoa interessada em inovação e novas tecnologias.
As inscrições para participar podem ser feitas no site https://oficinas40.vitoria.ifes.edu.br/educa-mundo-40. No link também está a programação detalhada.
Veja abaixo mais informações sobre os projetos:
Empreendedorismo Inovador
Coordenador: João Paulo do Carmo (Diretor de Relações Empresariais e Extensão Comunitária da Pró-Reitoria de Extensão - Proex)
O edital de Empreendedorismo Inovador selecionou 25 projetos de diversas instituições da Rede Federal em todo o Brasil. Esses projetos, com apoio da Setec, recebem fomento para desenvolver tecnologias relacionadas ao empreendedorismo e à inovação ao longo de um ano. O objetivo é que os alunos se tornem empreendedores e criem suas próprias startups. Durante o projeto, alunos e professores tiveram mentorias e participaram da trilha de aceleração da Bbutton Ventures, uma aceleradora de negócios de Vitória. Além disso, os projetos desenvolveram inovações alinhadas à economia 4.0, criando soluções para o mercado atual em áreas como saúde, educação, construção civil, agricultura, entre outras.
Oficinas 4.0
Coordenador: Marcelo Schmidt (Diretor de Planejamento do Polo de Inovação)
O edital selecionou 30 projetos que também recebem fomento da Setec para promover atividades extracurriculares baseadas em aprendizagem por projetos, visando solucionar desafios reais do setor produtivo. O objetivo é desenvolver competências em empreendedorismo, inovação e uso de tecnologias digitais entre os estudantes do ensino médio técnico, graduação e pós-graduação.
Iniciação Tecnológica
Coordenador: Gabriel Potin (Diretor da Agência de Inovação do Ifes - Agifes)
O edital selecionou 40 projetos em diversas instituições da Rede Federal por todo o Brasil. Esses projetos recebem fomento da Setec para promover a introdução à tecnologia entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de inclusão digital e incentivo ao aprendizado de novas tecnologias.
Fonte: ACS/Reitoria.
Redes Sociais