Líder do EMEP recebe Medalha Beatriz D’Ambrosio por contribuições à Educação Matemática
Premiação foi entregue durante conferência que reúne educadores matemáticos engajados em práticas insurgentes.
O coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP) foi homenageado com a Medalha Beatriz D’Ambrosio, reconhecimento concedido a pesquisadoras e pesquisadores que se destacam pela atuação crítica, criativa e comprometida com a transformação social por meio da Educação Matemática.
A premiação ocorreu no último sábado (26), durante o encerramento da ICOCIME 4 – The Fourth International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education, realizada na Faculdade de Engenharia e Ciências da Unesp, em Guaratinguetá, São Paulo. A conferência reúne estudiosas e estudiosos de diferentes países que discutem práticas insurgentes e formas inventivas de ensinar e pesquisar em Educação Matemática.
Lauro é licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), mestre em Educação em Ciências e Matemática também pelo Ifes e doutor em Ensino de Matemática pela UFRJ. É professor do Ifes – campus Vila Velha –, atuando em cursos técnicos e superiores, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes). É filiado à SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, com atuação na Diretoria Nacional Executiva (2016–2019) e na diretoria da SBEM-ES (2012–2015; 2021–2024). Além de liderar o EMEP, o professor também coordena o Grupo de Trabalho 2 da SBEM, voltado à Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
A medalha que leva o nome de Beatriz Silva D’Ambrosio homenageia uma das grandes referências da área de Insubordinação Criativa em Educação Matemática. Nascida em São Paulo, Beatriz viveu parte da infância nos Estados Unidos, onde mais tarde obteve o título de Ph.D. em Educação Matemática pela Indiana University, em 1987. Foi uma intelectual generosa, cuja trajetória combinou sensibilidade humana e rigor científico. Atuou ativamente na pesquisa em Educação Matemática no Brasil e nos Estados Unidos, atuando na diretoria do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM/EUA) e protagonista de projetos voltados à formação docente e ao ensino crítico da matemática.
Redes Sociais