Pesquisadores do EMEP participam do XV ENEM em Manaus
O EMEP marcou presença no XV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), realizado entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2025, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), reuniu professores, estudantes e pesquisadores de todo o país em torno dos múltiplos fazeres da Educação Matemática.
A participação do grupo se deu por meio de diferentes frentes. O professor Lauro Chagas e Sá foi responsável pela palestra “Educação Matemática no e para o Mundo do Trabalho”, em que convidou o público a refletir sobre as conexões entre os saberes matemáticos e as experiências laborais de diferentes grupos sociais. Com base em práticas pedagógicas e investigações desenvolvidas no EMEP, Lauro defendeu uma Educação Matemática crítica, que considere o mundo do trabalho não apenas como destino dos sujeitos, mas como terreno fértil para a problematização das desigualdades sociais, das formas de organização do trabalho e da construção coletiva de conhecimento.
Além disso, a mestranda Stella, também integrante do grupo, apresentou o trabalho “Educação Estatística no contexto dos Infoproletários: uma experiência sobre Influenciadores Digitais no Ensino Médio”, com coautoria do professor Lauro Sá. O estudo, ancorado na Educação Matemática Crítica e na Educação Estatística, analisou uma intervenção didática com estudantes do Ensino Médio Técnico sobre a profissão de influenciador digital. A experiência evidenciou o potencial da análise de dados na compreensão das condições de trabalho contemporâneas, como a precarização e a pressão por visibilidade nas redes sociais. O uso de infográficos e a investigação coletiva permitiram aos estudantes desenvolver competências críticas e ampliar sua leitura de mundo.
A presença do EMEP no XV ENEM foi viabilizada com apoio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), por meio de financiamento institucional para participação em eventos científicos. Para o grupo, o encontro foi mais uma oportunidade de fortalecer os diálogos com outras experiências de ensino e pesquisa, reafirmando o compromisso com uma Educação Matemática socialmente comprometida, sensível às transformações do mundo do trabalho e às necessidades das classes trabalhadoras.
Redes Sociais