Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Artigos em periódicos

Índice de Artigos

Navegue pelo ano das publicações.
 

Publicações de 2023

SÁ, Lauro Chagas e; SOUZA, Ana Clara Frossard. Integrando Matemática e Química em uma atividade sobre aquecimento e resfriamento de soluções com estudantes de um curso técnico. Vidya, v.43, p.21-39, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4229/3092. ISSN: 2176-4603.

 

Publicações de 2022

SOARES, Talita Emidio Andrade; SOARES, Denilson Junio Marques; SANTOS, Wagner dos. Geometria Plana em exames estandardizados: uma análise do ENEM, ENCCEJA E ENADE. Revemop, v. 4, p. e202203, 9 abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33532/revemop.e202203. ISSN: 2596-0245.


BARBOSA, Adriana da Costa; SÁ, Lauro Chagas e; RIBEIRO, Geisa Lourenço; BENAQUIO, Wilson Carminatti. Promovendo a interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado a partir do planejamento de uma visita ao centro de Vitória-ES. e-Mosaicos, v. 11, p. 207-225, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/48964. ISSN: 2316-9303.

SÁ, Lauro Chagas e; JORDANE, Alex; GIRALDO, Victor Augusto. O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica. Bolema - Boletim de Educação Matemática, v. 36, p. 193-213, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/F3M6nfRzFxHhnHmbXzVYHjF/?lang=pt. ISSN: 19804415. (Publicação em parceria com o Laprame/UFRJ)

Publicações de 2021

SÁ, Lauro Chagas e; MILLI, Elcio Pasolini; CHIABAI, Ícaro. Uma experiência de Educação Matemática Crítica com alunos do Ensino Médio a partir da tabela nutricional de alimentos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.10, n. 22, p.516 - 530, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.516-530. ISSN: 2238-5800.

PIMENTEL, Deborah da Silva; SOUZA, Ana Clara Frossard; SÁ, Lauro Chagas e. Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 24, p. 19–31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5441. ISSN: 2357-8661.

SILVA, Daniel Queiroz Hese da; SÁ, Lauro Chagas e; COLMAN, Carine Coneglian de Farias. Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 70, p. 76-88, 2021. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/2406. ISSN: 2317-904X.

SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin. A pandemia sob outra perspectiva: uma experiência com fotografias no ensino não presencial de geometria espacial. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Ripem), v.11, p.41-56, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2459. ISSN: 2238-0345.

SÁ, Lauro Chagas; JORDANE, Alex; GIRALDO, Victor Augusto. De instrumentos do trabalho a recursos didáticos para aulas de Matemática: experiências em e para cursos técnicos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 23, p. 136-161, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6380. (Publicação em parceria com o Laprame/UFRJ).

.

Publicações de 2020

FREITAS, Izabella Arpini Ferreira; SÁ, Lauro Chagas e. Os bastidores de práticas interdisciplinares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: o que dizem os professores que ensinam Matemática?. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 333-348, jan./abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v13n1.9888. ISSN 1982-873X.

SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin; WELSING, Davi Ribeiro Novaes. Repercussões das Feiras Nacionais de Matemática na Integração Curricular: olhares de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista de Educação Matemática (REMat), v.17, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id366. eISSN:2526-9062.

REIS, Solange Taranto de; SÁ, Lauro Chagas e. Geometria Espacial em espaços confinados: um estudo no curso técnico em segurança do trabalho. Educação Matemática em Revista - RS, n. 21, v.2, p. 46-55, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.46-55. ISSN 1518-8221.


PRATES, Rosiane Figueredo; BARBOSA, Adriana da Costa. O planejamento e a utilização dos planos de aula “nova escola” em Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 4, p. 476-498, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.25262.


MACIEL, Arthur Roberto Barboza; SÁ, Lauro Chagas e. Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 3, p. 114-133, 2020. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635>.

 

Publicações de 2019

SÁ, Lauro Chagas e; JORDANE, Alex; GIRALDO, Victor Augusto. Educação Matemática e formação humana no e para o mundo do trabalho: experiências em cursos técnicos e na formação de professores. Educação Matemática em Revista - RS., v.2, n. 20, p. 8 - 14, 2019. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2164>. ISSN: 1518-8221.

SÁ, Lauro Chagas e; COSTA, Lara Sossai Corrêa da; PRANE, Bruna Zution Dalle. Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor. REMAT - Revista Eletrônica da Matemática, v. 5, p. 73-83, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3261>. ISSN 2447-2689.

CHIABAI, Ícaro; SÁ, Lauro Chagas e. Um material educativo para abordagem de Tratamento da Informação a partir da tabela nutricional de alimentos. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 188-199, 2019. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1964>.  ISSN: 2317-904X.

SÁ, Lauro Chagas e; FERREIRA, Kézia Gomes. Uma experiência sobre o sistema de transporte público da Grande Vitória com estudantes do curso técnico em logística integrado ao ensino médio. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 5, p. 308-320, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.779>. ISSN: 2446-774X.

AUGUSTO, Kamila Ferreira; SÁ, Lauro Chagas e; JORDANE, Alex. Educação Matemática Crítica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: algumas reflexões sobre currículo e ensino. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 9, n. 1, p. 346-360, 2019. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1281>. ISSN: 2236-2150.

CONCEICAO, Regiany Diorio da; SÁ, Lauro Chagas e; CHIABAI, Ícaro; GIRALDO, Victor Augusto. Tratamento da Informação no nono ano do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito cream cracker. Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 14, p. 1-17, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62872>. ISSN: 1981-1322.

SÁ, Lauro Chagas e; TURI, Leandro Furlam; GONCALVES, Araceli. Interdisciplinaridade e formação profissional no contexto das Feiras de Matemática no Espírito Santo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, p. 186-205, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9465>. ISSN: 23592842.
 

Publicações de 2018

SCHUNK, Thaciane Jähring; SÁ, Lauro Chagas e. Abordagem etnomatemática para transformações geométricas a partir da tecelagem africana. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 74-88, 2018. Disponível em: <http://https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/228>. ISSN 2357-8661.

SÁ, Lauro Chagas e; TURI, Leandro Furlam; GONCALVES, Araceli. Curricular integration in Vocational Education and Training: an analysis of mathematics fair projects in Brazil. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Ripem), v. 8, p. 72-85, 2018. Disponível em: <http://sbembrasil.org.br/revista/index.php/ripem/article/view/1416>. ISSN 2238-0345.

SCHUNK, Thaciane Jähring; RIBEIRO, Laira Lamburghini Brandão; SÁ, Lauro Chagas e. Abordagem Etnomatemática da cultura Guarani: movimentos e aprendizagens durante uma Semana da Matemática. CoInspriação - Revista de Professores que ensinam Matemática, v. 1, p. 180-189, 2018. Disponível em: <http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/22>. ISSN 2596-0172.

Publicações de 2017

SÁ, Lauro Chagas e; SÁ, Fabrício Bortolini de; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: <https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716>.  ISSN 1982-873X.

SÁ, Lauro Chagas e; SÁ, Fabrício Bortolini de; POLONINI, Giuseppe Tognere; SOARES, Joice Souza. História da Matemática na Educação Profissional: uma análise de livros-texto de Eletrônica Digital e de Circuitos de Corrente Contínua. Revista Dynamis, 2017. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6449>. ISSN 1982-4866.

Publicações de 2016

GUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira; ROSETTI JUNIOR, Helio; PINTO, Antônio Henrique. As contribuições da Matemática do Curso Técnico em Administração Integrado ao ensino Médio para a formação profissional. Revista Científica Cet-Faesa, n. 10, p. 45-52, 2016. Disponível em: <http://www.cetfaesa.com.br/_cetfaesa/site/pdfs/revistascientifica/revistafaesa_10_site.pdf>.  ISSN 1982-0801.
Fim do conteúdo da página