Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Artigos em periódicos

Índice de Artigos

Navegue pelo ano das publicações.
 

Publicações de 2024

DELESPOSTE, Tatiana; SÁ, Lauro Chagas e. Explorando conexões entre Educação Financeira e Mundo do Trabalho a partir de uma proposta de ensino. Educação Matemática em Foco (UFPB), v. 12, p. 3-12, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/2659. ISSN: 19816979.

DELESPOSTE, Tatiana; SÁ, Lauro Chagas e. Reflexões a partir de um produto educacional sobre Educação Financeira para o Mundo do Trabalho. Educação Matemática em Revista, v. 29, p. 1-13, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3715. ISSN: 2317904X.
 
 

Publicações de 2023

SÁ, Lauro Chagas e; SOUZA, Ana Clara Frossard. Integrando Matemática e Química em uma atividade sobre aquecimento e resfriamento de soluções com estudantes de um curso técnico. Vidya, v.43, p.21-39, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4229/3092. ISSN: 2176-4603.

 

Publicações de 2022

SOARES, Talita Emidio Andrade; SOARES, Denilson Junio Marques; SANTOS, Wagner dos. Geometria Plana em exames estandardizados: uma análise do ENEM, ENCCEJA E ENADE. Revemop, v. 4, p. e202203, 9 abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33532/revemop.e202203. ISSN: 2596-0245.


BARBOSA, Adriana da Costa; SÁ, Lauro Chagas e; RIBEIRO, Geisa Lourenço; BENAQUIO, Wilson Carminatti. Promovendo a interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado a partir do planejamento de uma visita ao centro de Vitória-ES. e-Mosaicos, v. 11, p. 207-225, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/48964. ISSN: 2316-9303.

SÁ, Lauro Chagas e; JORDANE, Alex; GIRALDO, Victor Augusto. O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica. Bolema - Boletim de Educação Matemática, v. 36, p. 193-213, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/F3M6nfRzFxHhnHmbXzVYHjF/?lang=pt. ISSN: 19804415. (Publicação em parceria com o Laprame/UFRJ)

Publicações de 2021

SÁ, Lauro Chagas e; MILLI, Elcio Pasolini; CHIABAI, Ícaro. Uma experiência de Educação Matemática Crítica com alunos do Ensino Médio a partir da tabela nutricional de alimentos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.10, n. 22, p.516 - 530, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.516-530. ISSN: 2238-5800.

PIMENTEL, Deborah da Silva; SOUZA, Ana Clara Frossard; SÁ, Lauro Chagas e. Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 24, p. 19–31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5441. ISSN: 2357-8661.

SILVA, Daniel Queiroz Hese da; SÁ, Lauro Chagas e; COLMAN, Carine Coneglian de Farias. Crescimento Bacteriano e Função Exponencial: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio integrado. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 70, p. 76-88, 2021. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/2406. ISSN: 2317-904X.

SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin. A pandemia sob outra perspectiva: uma experiência com fotografias no ensino não presencial de geometria espacial. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Ripem), v.11, p.41-56, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37001/ripem.v11i3.2459. ISSN: 2238-0345.

SÁ, Lauro Chagas; JORDANE, Alex; GIRALDO, Victor Augusto. De instrumentos do trabalho a recursos didáticos para aulas de Matemática: experiências em e para cursos técnicos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 23, p. 136-161, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6380. (Publicação em parceria com o Laprame/UFRJ).

.

Publicações de 2020

FREITAS, Izabella Arpini Ferreira; SÁ, Lauro Chagas e. Os bastidores de práticas interdisciplinares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: o que dizem os professores que ensinam Matemática?. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 333-348, jan./abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v13n1.9888. ISSN 1982-873X.

SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin; WELSING, Davi Ribeiro Novaes. Repercussões das Feiras Nacionais de Matemática na Integração Curricular: olhares de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista de Educação Matemática (REMat), v.17, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id366. eISSN:2526-9062.

REIS, Solange Taranto de; SÁ, Lauro Chagas e. Geometria Espacial em espaços confinados: um estudo no curso técnico em segurança do trabalho. Educação Matemática em Revista - RS, n. 21, v.2, p. 46-55, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2n.21.2020.p.46-55. ISSN 1518-8221.


PRATES, Rosiane Figueredo; BARBOSA, Adriana da Costa. O planejamento e a utilização dos planos de aula “nova escola” em Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 4, p. 476-498, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.25262.


MACIEL, Arthur Roberto Barboza; SÁ, Lauro Chagas e. Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 3, p. 114-133, 2020. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635>.

 

Publicações de 2019

SÁ, Lauro Chagas e; JORDANE, Alex; GIRALDO, Victor Augusto. Educação Matemática e formação humana no e para o mundo do trabalho: experiências em cursos técnicos e na formação de professores. Educação Matemática em Revista - RS., v.2, n. 20, p. 8 - 14, 2019. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2164>. ISSN: 1518-8221.

SÁ, Lauro Chagas e; COSTA, Lara Sossai Corrêa da; PRANE, Bruna Zution Dalle. Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor. REMAT - Revista Eletrônica da Matemática, v. 5, p. 73-83, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3261>. ISSN 2447-2689.

CHIABAI, Ícaro; SÁ, Lauro Chagas e. Um material educativo para abordagem de Tratamento da Informação a partir da tabela nutricional de alimentos. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 188-199, 2019. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1964>.  ISSN: 2317-904X.

SÁ, Lauro Chagas e; FERREIRA, Kézia Gomes. Uma experiência sobre o sistema de transporte público da Grande Vitória com estudantes do curso técnico em logística integrado ao ensino médio. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 5, p. 308-320, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.779>. ISSN: 2446-774X.

AUGUSTO, Kamila Ferreira; SÁ, Lauro Chagas e; JORDANE, Alex. Educação Matemática Crítica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: algumas reflexões sobre currículo e ensino. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 9, n. 1, p. 346-360, 2019. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1281>. ISSN: 2236-2150.

CONCEICAO, Regiany Diorio da; SÁ, Lauro Chagas e; CHIABAI, Ícaro; GIRALDO, Victor Augusto. Tratamento da Informação no nono ano do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito cream cracker. Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 14, p. 1-17, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62872>. ISSN: 1981-1322.

SÁ, Lauro Chagas e; TURI, Leandro Furlam; GONCALVES, Araceli. Interdisciplinaridade e formação profissional no contexto das Feiras de Matemática no Espírito Santo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, p. 186-205, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9465>. ISSN: 23592842.
 

Publicações de 2018

SCHUNK, Thaciane Jähring; SÁ, Lauro Chagas e. Abordagem etnomatemática para transformações geométricas a partir da tecelagem africana. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, p. 74-88, 2018. Disponível em: <http://https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/228>. ISSN 2357-8661.

SÁ, Lauro Chagas e; TURI, Leandro Furlam; GONCALVES, Araceli. Curricular integration in Vocational Education and Training: an analysis of mathematics fair projects in Brazil. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Ripem), v. 8, p. 72-85, 2018. Disponível em: <http://sbembrasil.org.br/revista/index.php/ripem/article/view/1416>. ISSN 2238-0345.

SCHUNK, Thaciane Jähring; RIBEIRO, Laira Lamburghini Brandão; SÁ, Lauro Chagas e. Abordagem Etnomatemática da cultura Guarani: movimentos e aprendizagens durante uma Semana da Matemática. CoInspriação - Revista de Professores que ensinam Matemática, v. 1, p. 180-189, 2018. Disponível em: <http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/22>. ISSN 2596-0172.

Publicações de 2017

SÁ, Lauro Chagas e; SÁ, Fabrício Bortolini de; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: <https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716>.  ISSN 1982-873X.

SÁ, Lauro Chagas e; SÁ, Fabrício Bortolini de; POLONINI, Giuseppe Tognere; SOARES, Joice Souza. História da Matemática na Educação Profissional: uma análise de livros-texto de Eletrônica Digital e de Circuitos de Corrente Contínua. Revista Dynamis, 2017. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6449>. ISSN 1982-4866.

Publicações de 2016

GUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira; ROSETTI JUNIOR, Helio; PINTO, Antônio Henrique. As contribuições da Matemática do Curso Técnico em Administração Integrado ao ensino Médio para a formação profissional. Revista Científica Cet-Faesa, n. 10, p. 45-52, 2016. Disponível em: <http://www.cetfaesa.com.br/_cetfaesa/site/pdfs/revistascientifica/revistafaesa_10_site.pdf>.  ISSN 1982-0801.
Fim do conteúdo da página