Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Trabalhos publicados em congressos

Índice de Artigos

Os pesquisadores do EMEP têm regularmente participado de eventos com apresentações de trabalho, uma vez que entendemos que esta é uma das formas de compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados das pesquisas desenvolvidas. Confira, nesta seção, nossos artigos publicados em anais de congressos da área.
 

Publicações de 2023

DELESPOSTE, Tatiana; SÁ, Lauro Chagas e. Um olhar sobre a Educação Financeira em Livros Didáticos de Matemática a partir das novas morfologias do trabalho. In: 9ª Semana da Matemática do Ifes, Vitória - ES, 2023.


TOSTA, Elisa Guimarães; SÁ, Lauro Chagas e. A matemática no currículo dos cursos técnicos a partir do Novo Ensino MédioIn: 9ª Semana da Matemática do Ifes, Vitória - ES, 2023.

 

Publicações de 2022

SÁ, Lauro Chagas e; MOURA, Ana Paula Azevedo; KUSTER, Jéssica Schultz; STRASSEMANN, Thiago Guedes. Produção de um material didático sobre o conceito de área para alunos do Ensino Médio. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Online. Anais, 2022.


BARBOSA, Adriana da Costa; MILLI, Elcio Pasolini; NEVES, Tamiris Moura; JESUS, Thamires Belo de. Recurso Didático para o ensino de área no Ensino Superior: uma experiência a partir do grupo de pesquisa EMEP. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Online. Anais, 2022.


SCHUMACHER, Eduardo; MANCINI, Pedro Henrique Monferino; MICHELETTI, João Pedro Santos Brito; SILVA, Ghabriel Alcantara Paulo da; SÁ, Lauro Chagas e. Educação Matemática no Ensino Médio Integrado durante a pandemia de Covid-19: uma experiência de estágio supervisionado. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM). Anais. Foz do Iguaçu: SBEM Paraná, 2022.


SOUZA, Ana Clara Frossard; SÁ, Lauro Chagas e. Integrando matemática e química em uma atividade sobre aquecimento e resfriamento de soluções. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT). Anais. Ponta Grossa: UTFPR, 2022.


CABRAL, Guilherme Borges; SÁ, Lauro Chagas e. Educação Matemática no e para o Mundo do Trabalho: um mapeamento de publicações no ICME. In: IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (IX CIBEM). Actas. São Paulo - SP, 2022.


Publicações de 2021

SILVA, Daniel Queiroz Hese da; SÁ, Lauro Chagas e; COLMAN, Carine Coneglian de Farias. Matemática e Microbiologia em uma oficina interdisciplinar com professores e estudantes de um grupo de pesquisa. In: XI Encontro Científico de Educação Matemática, 2021, Rio Pomba. Resumos. Rio Pomba - MG: IF Sudeste de MG, 2021.


SOUZA, Ana Clara F.; FERREIRA, Bárbara D. L. Desmistificando o conceito de pH. In.: VIII Encontro Capixaba de Química, 2021, Vitória. Resumos. Vitoria - ES: UFES, 2021.

 

Publicações de 2020

SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin. A pandemia sob outra perspectiva: uso de performances matemáticas digitais no ensino não presencial de geometria espacial. In: Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática. Anais eletrônicos. Rio Claro, SP: UNESP, 2020. Disponível em: <http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MzM2ODE=>.


SILVA, Daniel Queiroz Hese da; SÁ, Lauro Chagas e; COLMAN, Carine Coneglian de Farias. Crescimento bacteriano e função exponencial: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio Integrado. In: III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências, 2020, Vila Velha. Caderno de resumos. Vila Velha: Ifes, 2020. p. 27. Disponível em: <https://sigeventos.ifes.edu.br/sigeventos/verArquivo?idArquivo=2524166&key=040523584c5638e0d1f44c3c9f9059eb>.


MACIEL, Arthur Roberto Barboza; SÁ, Lauro Chagas e. Os ENCONAM e o ensino de matemática em Escolas Técnicas entre 1980 e 1996. In: III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências, 2020, Vila Velha. Caderno de resumos. Vila Velha: Ifes, 2020. p. 40. Disponível em: <https://sigeventos.ifes.edu.br/sigeventos/verArquivo?idArquivo=2524166&key=040523584c5638e0d1f44c3c9f9059eb>.


PIMENTEL, Deborah da Silva; SOUZA, Ana Clara Frossard; SÁ, Lauro Chagas e. Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional. In: III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências, 2020, Vila Velha. Caderno de resumos. Vila Velha: Ifes, 2020. p. 47. Disponível em: <https://sigeventos.ifes.edu.br/sigeventos/verArquivo?idArquivo=2524166&key=040523584c5638e0d1f44c3c9f9059eb>.


JESUS, Thamires Belo de; SEGUNDO, E. P. M. Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI, 2020, Vitória da Conquista. Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/GT-13/ENEMI2020/paper/viewFile/1215/1280>.


RAMALHO, Ana Júlia de Mattos Mota; MILLI, Elcio Pasolini. Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/GT-13/ENEMI2020/paper/view/1257/1289>.


COSTA, Matheus Fernandes Campos da; PALMEIRA, Cátia Aparecida. Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/GT-13/ENEMI2020/paper/view/1220/1354>.


REIS, Solange Taranto de; JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini. A interação social no Proeja: Aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/GT-13/ENEMI2020/paper/view/1247/1287>.


REIS, Solange Taranto de; PRANE, Bruna Zution Dalle. O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/GT-13/ENEMI2020/paper/viewFile/1308/1141>.

 

Publicações de 2019

CHIABAI, Ícaro; SÁ, Lauro Chagas e. Um material educativo para abordagem de tratamento da informação a partir da tabela nutricional de alimentos industrializados. In: 8ª Semana da Matemática do Ifes. Anais. Vitória: Ifes, 2019, p.224 - 232. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/files/conferences/9/schedConfs/61/template/Anais_8_SEMAT.pdf>.
SILVA, Dayana Ferreira; REIS, Solange Taranto de. Educação Matemática para a segurança do trabalho: levantamento de possibilidades interdisciplinares a partir das normas regulamentadoras. In: 8ª Semana da Matemática do Ifes. Anais. Vitória: Ifes, 2019, p. 367 - 376. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/files/conferences/9/schedConfs/61/template/Anais_8_SEMAT.pdf>.
ALVES, Tayrini Vieira; SÁ, Lauro Chagas e. Um mapeamento de trabalhos de Educação Matemática na Educação Profissional com foco no ensino de álgebra. In: 8ª Semana da Matemática do Ifes. Anais. Vitória: Ifes, 2019, p.482 - 491. Disponível em:<http://ocs.ifes.edu.br/files/conferences/9/schedConfs/61/template/Anais_8_SEMAT.pdf>.
REIS, Solange Taranto de; JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini. Aprendizagens de um estudante com deficiência intelectual sobre conceitos de aritmética a luz dos mecanismos compensatórios: primeiros olhares. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1425>.
PALMEIRA, Cátia Aparecida. Grupos de whatsapp e o estudo de sólidos geométricos no ensino médio. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1516>.
ALVES, Tayrini Vieira; SÁ, Lauro Chagas e. O ensino de conteúdos do eixo “espaço e forma” no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/3073>.
FREITAS, Izabella Arpini Ferreira; SÁ, Lauro Chagas e. Os bastidores de práticas interdisciplinares da Educação Profissional: o que dizem os professores que ensinam Matemática? In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/569>.

Publicações de 2018

SÁ, Fabricio Bortolini de; SÁ, Lauro Chagas e; POLONINI, Giuseppe Tognere. Da lógica aristotélica à eletrônica digital: integrando disciplinas em uma oficina de ensino. In: II Jornada de Integração do Ifes, I Jornada de Ensino do Ifes. Cariacica - ES: Ifes, 2018. Disponível em: <https://jornadaintegracao.ifes.edu.br/resumos/2018/jen/5071.pdf>.

ARPINI, Bianca Passos; SÁ, Lauro Chagas e; RIBEIRO, Geisa Lourenço. O Sistema Transcol como tema de atividade interdisciplinar envolvendo Canais de Distribuição, Matemática e História. In: II Jornada de Integração do Ifes, I Jornada de Ensino do Ifes. Cariacica - ES: Ifes, 2018. Disponível em: <https://jornadaintegracao.ifes.edu.br/resumos/2018/jen/5055.pdf>.
REIS, Solange Taranto de; FERREIRA, Dayana. Escalas, Normas Regulamentadoras e Matemática. In: II Jornada de Integração do Ifes, I Jornada de Ensino do Ifes. Cariacica - ES: Ifes, 2018. Disponível em: <https://jornadaintegracao.ifes.edu.br/resumos/2018/jen/5064.pdf>.
SÁ, Lauro Chagas e; PRANE, Bruna Zution Dalle. Pesquisa Operacional aplicada à Logística: explorando estudos de caso para uma abordagem interdisciplinar. In: II Jornada de Integração do Ifes, I Jornada de Ensino do Ifes. Cariacica - ES: Ifes, 2018. Disponível em: <https://jornadaintegracao.ifes.edu.br/resumos/2018/jen/5088.pdf>.
SÁ, Lauro Chagas e; GONCALVES, Araceli; TURI, Leandro Furlam. Integração curricular na Educação Profissional: uma análise de projetos de Feiras de Matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Apresentações. Foz do Iguaçu - PR: SBEM, 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/681/457>.
FERREIRA, Kézia Gomes; COSTA, Lara Sossai Corrêa da; SÁ, Lauro Chagas e. Clube de Matemática e a integração curricular na Educação Profissional: uma experiência sobre o sistema de transporte público da Grande Vitória. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4907>.
MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida; KUSTER, Jéssica Schultz. Função afim e a resolução de problemas: uma experiência de análise de planos de telefonia no ensino médio. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4967/1215>.
REIS, Solange Taranto de; JESUS, Thamires Belo; STRASSEMANN, Thiago Guedes. Teorema de Tales no contexto da segurança do trabalho: Um olhar para os acidentes em alturas. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4942/1185>.
DIAS, Nathalia da Costa; JESUS, Thamires Belo de; PRANE, Bruna Zution Dalle; BARBOSA, Adriana da Costa. Explorando a educação financeira à luz da contextualização matemática. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4980/1217>.
NASCIMENTO, Angélica Machado; FLEGLER, Izabely; SÁ, Lauro Chagas e. Educação Matemática e Ensino Profissionalizante nos Anais do ENEM 2013-2016. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4786/1180>.
JESUS, Thamires Belo de; STOFFEL, Amanda de Oliveira; ALVES, Maicon Saar. Interseções entre Biotecnologia e Matemática: um estudo de caso do curso técnico em biotecnologia integrado ao ensino médio. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4997/1233>.
ULIANA, Felipe Pela; ROVETTA, Organdi Mongin; SÁ, Lauro Chagas e. Investigações Geométricas em problemas de empacotamento: uma proposta didática no contexto da Logística. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4989/1206>.
SCHUNK, Thaciane Jähring; RIBEIRO, Laira Lamburghini Brandão; SÁ, Lauro Chagas e. Abordagem etnomatemática da cultura Guarani durante uma Semana da Matemática. In: I Encontro Mato-Grossense de Professores que Ensinam Matemática. Apresentações e Autores. Barra do Bugres: SBEM-MT, 2018. Disponível em: <http://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/emapem/2018/paper/view/216>.
SÁ, Lauro Chagas e; GONCALVES, Araceli. Feiras de Matemática e Aprendizagem Científica na sala de aula da Educação Básica. In: I Encontro Mato-Grossense de Professores que Ensinam Matemática, 2018, Tangará da Serra - MT. Apresentações e Autores. Barra do Bugres: SBEM-MT, 2018. Disponível em: <http://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/emapem/2018/paper/view/17>.
COSTA, Lara Sossai Corrêa da; SÁ, Lauro Chagas e; PRANE, Bruna Zution Dalle. Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor do Ifes. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4453>.
COSTA, Lara Sossai Corrêa da; GUIMARAES, Diego Silva; SÁ, Lauro Chagas e; ARPINI, Bianca Passos. Pesquisa Operacional na formação profissional do técnico em logística: reflexões sobre uma experiência de ensino. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4566>.
SCHUNK, Thaciane Jähring; SÁ, Lauro Chagas e. Matemática em estamparias africanas: possibilidade para a implementação da lei 10.639/2003 no Ensino Médio. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4454>.
BARRAQUE, Ana Luiza Ramos; SÁ, Lauro Chagas e. A Pesquisa Operacional na Logística Reversa: uma análise de trabalhos sobre coleta seletiva de resíduos sólidos. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4588>.
JESUS, Thamires Belo de; ALVES, Maicon Saar; STOFFEL, Amanda de Oliveira. Interseções entre a matemática e a formação profissional: a biotecnologia e química em contexto. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4550>.
REIS, Solange Taranto; JESUS, Thamires Belo de; STRASSEMANN, Thiago Guedes. Abordagem do Teorema de Tales no contexto da segurança do trabalho: um olhar para os acidentes em alturas. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4508>.
MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida; KUSTER, Jessica Schultz. Resolução de problemas e função afim: uma experiência com a análise de planos de telefonia. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4551>.
DIAS, Nathalia da Costa; BARBOSA, Adriana da Costa; MILLI, Elcio Pasolini. Explorando a Educação Financeira a luz da contextualização matemática. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4567>.

Publicações de 2017

SOARES, Joice Souza; SÁ, Lauro Chagas e. História da Matemática na Educação Profissional: uma análise de Grafos e Leis de Kirchhoff em livros de circuitos de correntes contínuas. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII. Caderno de Resumos. Itajubá – MG: Unifei/SBHMat, 2017. p. 68. Disponível em: <http://www.sbhmat.org/download/download?ID_DOWNLOAD=6>
POLONINI, Giuseppe Tognere; SÁ, Fabricio Bortolini de. História da Matemática na Educação Profissional: a álgebra de Boole em livros de eletrônica digital. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII. Caderno de Resumos. Itajubá – MG: Unifei/SBHMat, 2017. p. 67-68. Disponível em: <http://www.sbhmat.org/download/download?ID_DOWNLOAD=6>
JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida. Educação Matemática numa perspectiva inclusiva: processos de comunicação e utilização de recursos didáticos. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 31-32. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
SOARES, Joice Souza; SÁ, Lauro Chagas e. Grafos e Leis de Kirchhoff: uma proposta interdisciplinar a partir da História da Matemática. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 41-42. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
POLONINI, Giuseppe Tognere; SÁ, Fabricio Bortolini de. Interfaces entre Matemática e Educação Profissional: a história da álgebra de Boole na eletrônica digital. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 43-44. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
FREITAS, Cleidiane Rodrigues de; SÁ, Lauro Chagas e. Relacionando Matemática e Física a partir da História e da Astronomia. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 59-61. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
COSTA, Lara Sossai Corrêa da; SIMÃO, Rhayson Bernardo; GOMES, Francier Paranha; SÁ, Lauro Chagas e. A influência da inflação e do processo logístico no preço de óculos e lentes. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 71-72. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
SÁ, Lauro Chagas e; PALMEIRA, Cátia Aparecida; MILLI, Elcio Pasolini. Explorando transformações geométricas e operações com matrizes em obras de Dionísio Del Santo e de Rubem Valentim. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 99-101.Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
TURI, Leandro Furlam; SÁ, Lauro Chagas e. Feiras de Matemática e integração curricular na Educação Profissional técnica de nível médio: experiências no Espírito Santo. In: I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. ISBN: 978-85-8263-200-0. Apresentações, 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/paper/view/3531>
SÁ, Lauro Chagas e; GUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira; ALVES, Luciene Torezani. A programação linear como elemento articulador na Educação Profissional: uma experiência no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. In: I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. ISBN: 978-85-8263-200-0. Apresentações, 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/paper/view/3533>
DIAS, Nathalia da Costa; JESUS, Thamires Belo de. Introdução ao conteúdo de Função Afim a partir de atividade investigativa sobre planos de telefonia. In: I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. ISBN: 978-85-8263-200-0. Apresentações, 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/paper/view/3540>
PALMEIRA, Cátia Aparecida; JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini. Diálogos em pesquisas de Educação Matemática na perspectiva inclusiva. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/view/7381/3227>.
SÁ, Lauro Chagas e; MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida. Matrizes, transformações geométricas e obras de arte: reflexões sobre uma atividade avaliativa de matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7508/3689>.
JESUS, Thamires Belo de; PRANE, Bruna Zution Dalle. Modelagem Matemática e Função Exponencial: uma experiência com a proliferação de fungos com licenciandos em Matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7406/3511>.
SÁ, Lauro Chagas e. Estabelecendo relações entre História da Matemática e História da Humanidade: movimentos e aprendizagens durante uma Semana da Matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7635/3709>.

Publicações de 2016

SÁ, Lauro Chagas e; GUAITOLINI, Briane; ALVES, Luciene. A Programação Linear como elemento articulador na Educação Profissional: reflexões sobre uma experiência no curso técnico em administração. In: Anais do XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Vitória, ES, 27 a 30 de setembro de 2016. Disponível em: <http://www.din.uem.br/sbpo/sbpo2016/pdf/162939.pdf>.
SÁ, Lauro Chagas e. As Feiras de Matemática e o desenvolvimento de alunos em suas dimensões sociais e afetivas. In: II Colóquio Internacional de Ensino e Didática das Ciências. Anais do II CIEDIC. Salvador: UFBA, 2016. p. 871-884. Disponível em: <http://www.ciedic.ufba.br/modulos/gerenciamentodeconteudo/docs/317_ANAIS.pdf>.
SILVA, Juliana Gomes da; SÁ, Lauro Chagas e. A braquistócrona na pista de skate vertical. In: V Feira Nacional de Matemática. Anais. Salvador: UNEB/FURB/IFC/SBEM, 2016. p. 180-184. Disponível: <http://www.sbem.com.br/feiradematematica/anais_v_fnmat_salvadorba.pdf>.

TURI, Leandro Furlam; TOZATTO, Júlia Fonseca; SÁ, Lauro Chagas e. Parábola ou catenária? Modelando matematicamente as curvas formadas pelo ovo. In: V Feira Nacional de Matemática. Anais. Salvador: UNEB/FURB/IFC/SBEM, 2016. p. 190-194. Disponível: <http://www.sbem.com.br/feiradematematica/anais_v_fnmat_salvadorba.pdf>.
SELEGUINI, Gabriella Helena Gomes; FREITAS, Bibiane de Paulo; SÁ, Lauro Chagas e. Uso da modelagem Matemática na busca pelo salto alto ideal. In: V Feira Nacional de Matemática. Anais. Salvador: UNEB/FURB/IFC/SBEM, 2016. p. 210-214. Disponível: <http://www.sbem.com.br/feiradematematica/anais_v_fnmat_salvadorba.pdf>.
SILVA, Juliana Gomes da; SÁ, Lauro Chagas e. A braquistócrona na pista de skate vertical. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2409>.
TURI, Leandro Furlam; TOZATTO, Júlia Fonseca; SÁ, Lauro Chagas e. Parábola ou catenária? Modelando matematicamente as curvas formadas pelo ovo. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2356>.
SELEGUINI, Gabriella Helena Gomes; FREITAS, Bibiane de Paulo; SÁ, Lauro Chagas e. Uso da modelagem Matemática na busca pelo salto alto ideal. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2347>.
SÁ, Lauro Chagas e; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Integração curricular na Educação Profissional: possibilidades em Feiras de Matemática. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2341>.*
SÁ, Lauro Chagas e; SÁ, Fabrício Bortolini de; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Grafos e máquinas de estados finitos: interação C&T em projetos de feira de matemática com alunos da Educação Profissional. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais 2016. Ponta Grossa – PR: UTFPR, 2016. ISSN/ISBN: 2178-6135. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/2016/selecionados.php>.* 
 

Publicações de 2015

GUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira; SÁ, Lauro Chagas e; MORAIS, Eloana Costa de. Práticas pedagógicas em regime domiciliar: um estudo de caso sobre ensino de Matemática com uma jovem gestante. In: II Seminário Regional de Profissionais da Educação. Anais de resumo. Nova Venécia – ES: Ifes, 2015. v. 1. p. 44.

STOCLER, Hugo Pereira; MALAVASI, Reziele Maria; SÁ, Lauro Chagas e. A razão áurea em logomarcas de organizações atuantes no Brasil. In: Semana da Matemática do Ifes, 4ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2015. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/4/paper/view/1684>.
SOTELE, Jacy Bruno; BONFA, Thaina; SÁ, Lauro Chagas e. Matemática e arte: um estudo sobre as isometrias utilizadas nas obras de Escher. In: Semana da Matemática do Ifes, 4ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2015. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/4/paper/view/1640>.
BRESSANELLI, Esther Bimbato; MORAES, Jonathas Queiroz Ribeiro; METZKER, Sáhra de Almeida; PINTO, Thierry Candido; SÁ, Lauro Chagas e. Teoria de grafos para o ensino médio: possibilidades a partir do uso de maquetes eletrônicas. In: Semana da Matemática do Ifes, 4ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2015. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/4/paper/view/1690>.
STOCLER, Hugo Pereira; MALAVASI, Reziele Maria; SÁ, Lauro Chagas e. Uma análise sobre a presença da razão áurea em logomarcas de organizações atuantes no Brasil. In: IV Feira Nacional de Matemática. Anais. Jaraguá do Sul, SC: FURB/IFC/UNEB/SBEM, 2015. p. 349-353. Disponível: <https://proxy.furb.br/soac/index.php/feirasMat/pub/paper/viewFile/2535/940>.
SOTELE, Jacy Bruno; BONFÁ, Thaina; SÁ, Lauro Chagas e. Estabelecendo relações entre Matemática e Arte a partir do estudo de transformações geométricas em obras de Escher. In: IV Feira Nacional de Matemática. Anais. Jaraguá do Sul, SC: FURB/IFC/UNEB/SBEM, 2015. p. 374-377. Disponível: <https://proxy.furb.br/soac/index.php/feirasMat/pub/paper/viewFile/2535/940>.
Fim do conteúdo da página