Trabalhos publicados em congressos
Índice de Artigos
Publicações de 2023
DELESPOSTE, Tatiana; SÁ, Lauro Chagas e. Um olhar sobre a Educação Financeira em Livros Didáticos de Matemática a partir das novas morfologias do trabalho. In: 9ª Semana da Matemática do Ifes, Vitória - ES, 2023.
TOSTA, Elisa Guimarães; SÁ, Lauro Chagas e. A matemática no currículo dos cursos técnicos a partir do Novo Ensino Médio. In: 9ª Semana da Matemática do Ifes, Vitória - ES, 2023.
Publicações de 2022
SÁ, Lauro Chagas e; MOURA, Ana Paula Azevedo; KUSTER, Jéssica Schultz; STRASSEMANN, Thiago Guedes. Produção de um material didático sobre o conceito de área para alunos do Ensino Médio. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Online. Anais, 2022.
BARBOSA, Adriana da Costa; MILLI, Elcio Pasolini; NEVES, Tamiris Moura; JESUS, Thamires Belo de. Recurso Didático para o ensino de área no Ensino Superior: uma experiência a partir do grupo de pesquisa EMEP. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Online. Anais, 2022.
SCHUMACHER, Eduardo; MANCINI, Pedro Henrique Monferino; MICHELETTI, João Pedro Santos Brito; SILVA, Ghabriel Alcantara Paulo da; SÁ, Lauro Chagas e. Educação Matemática no Ensino Médio Integrado durante a pandemia de Covid-19: uma experiência de estágio supervisionado. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM). Anais. Foz do Iguaçu: SBEM Paraná, 2022.
SOUZA, Ana Clara Frossard; SÁ, Lauro Chagas e. Integrando matemática e química em uma atividade sobre aquecimento e resfriamento de soluções. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT). Anais. Ponta Grossa: UTFPR, 2022.
CABRAL, Guilherme Borges; SÁ, Lauro Chagas e. Educação Matemática no e para o Mundo do Trabalho: um mapeamento de publicações no ICME. In: IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (IX CIBEM). Actas. São Paulo - SP, 2022.
Publicações de 2021
SILVA, Daniel Queiroz Hese da; SÁ, Lauro Chagas e; COLMAN, Carine Coneglian de Farias. Matemática e Microbiologia em uma oficina interdisciplinar com professores e estudantes de um grupo de pesquisa. In: XI Encontro Científico de Educação Matemática, 2021, Rio Pomba. Resumos. Rio Pomba - MG: IF Sudeste de MG, 2021.
SOUZA, Ana Clara F.; FERREIRA, Bárbara D. L. Desmistificando o conceito de pH. In.: VIII Encontro Capixaba de Química, 2021, Vitória. Resumos. Vitoria - ES: UFES, 2021.
Publicações de 2020
SÁ, Lauro Chagas e; ROVETTA, Organdi Mongin. A pandemia sob outra perspectiva: uso de performances matemáticas digitais no ensino não presencial de geometria espacial. In: Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática. Anais eletrônicos. Rio Claro, SP: UNESP, 2020. Disponível em: <http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MzM2ODE=>.
SILVA, Daniel Queiroz Hese da; SÁ, Lauro Chagas e; COLMAN, Carine Coneglian de Farias. Crescimento bacteriano e função exponencial: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio Integrado. In: III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências, 2020, Vila Velha. Caderno de resumos. Vila Velha: Ifes, 2020. p. 27. Disponível em: <https://sigeventos.ifes.edu.br/sigeventos/verArquivo?idArquivo=2524166&key=040523584c5638e0d1f44c3c9f9059eb>.
MACIEL, Arthur Roberto Barboza; SÁ, Lauro Chagas e. Os ENCONAM e o ensino de matemática em Escolas Técnicas entre 1980 e 1996. In: III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências, 2020, Vila Velha. Caderno de resumos. Vila Velha: Ifes, 2020. p. 40. Disponível em: <https://sigeventos.ifes.edu.br/sigeventos/verArquivo?idArquivo=2524166&key=040523584c5638e0d1f44c3c9f9059eb>.
PIMENTEL, Deborah da Silva; SOUZA, Ana Clara Frossard; SÁ, Lauro Chagas e. Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional. In: III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências, 2020, Vila Velha. Caderno de resumos. Vila Velha: Ifes, 2020. p. 47. Disponível em: <https://sigeventos.ifes.edu.br/sigeventos/verArquivo?idArquivo=2524166&key=040523584c5638e0d1f44c3c9f9059eb>.
JESUS, Thamires Belo de; SEGUNDO, E. P. M. Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI, 2020, Vitória da Conquista. Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/
RAMALHO, Ana Júlia de Mattos Mota; MILLI, Elcio Pasolini. Mapeamento de pesquisas sobre deficiência intelectual: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/
COSTA, Matheus Fernandes Campos da; PALMEIRA, Cátia Aparecida. Educação Matemática Inclusiva e Deficiência Visual: um olhar sobre as publicações do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/
REIS, Solange Taranto de; JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini. A interação social no Proeja: Aprendizagens sobre conceitos geométricos de um estudante com deficiência intelectual. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/
REIS, Solange Taranto de; PRANE, Bruna Zution Dalle. O planejamento e execução de atividades de Estatística junto a uma estudante cega: um olhar para Educação Profissional. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Anais. Vitória da Conquista: Anais do II ENEMI, 2020. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/
Publicações de 2019
SILVA, Dayana Ferreira; REIS, Solange Taranto de. Educação Matemática para a segurança do trabalho: levantamento de possibilidades interdisciplinares a partir das normas regulamentadoras. In: 8ª Semana da Matemática do Ifes. Anais. Vitória: Ifes, 2019, p. 367 - 376. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/files/conferences/9/schedConfs/61/template/Anais_8_SEMAT.pdf>.
ALVES, Tayrini Vieira; SÁ, Lauro Chagas e. Um mapeamento de trabalhos de Educação Matemática na Educação Profissional com foco no ensino de álgebra. In: 8ª Semana da Matemática do Ifes. Anais. Vitória: Ifes, 2019, p.482 - 491. Disponível em:<http://ocs.ifes.edu.br/files/conferences/9/schedConfs/61/template/Anais_8_SEMAT.pdf>.
REIS, Solange Taranto de; JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini. Aprendizagens de um estudante com deficiência intelectual sobre conceitos de aritmética a luz dos mecanismos compensatórios: primeiros olhares. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1425>.
PALMEIRA, Cátia Aparecida. Grupos de whatsapp e o estudo de sólidos geométricos no ensino médio. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1516>.
ALVES, Tayrini Vieira; SÁ, Lauro Chagas e. O ensino de conteúdos do eixo “espaço e forma” no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/3073>.
FREITAS, Izabella Arpini Ferreira; SÁ, Lauro Chagas e. Os bastidores de práticas interdisciplinares da Educação Profissional: o que dizem os professores que ensinam Matemática? In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Cuiabá - MT: SBEM, 2019. Disponível em: <https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/569>.
Publicações de 2018
ARPINI, Bianca Passos; SÁ, Lauro Chagas e; RIBEIRO, Geisa Lourenço. O Sistema Transcol como tema de atividade interdisciplinar envolvendo Canais de Distribuição, Matemática e História. In: II Jornada de Integração do Ifes, I Jornada de Ensino do Ifes. Cariacica - ES: Ifes, 2018. Disponível em: <https://jornadaintegracao.ifes.edu.br/resumos/2018/jen/5055.pdf>.
REIS, Solange Taranto de; FERREIRA, Dayana. Escalas, Normas Regulamentadoras e Matemática. In: II Jornada de Integração do Ifes, I Jornada de Ensino do Ifes. Cariacica - ES: Ifes, 2018. Disponível em: <https://jornadaintegracao.ifes.edu.br/resumos/2018/jen/5064.pdf>.
SÁ, Lauro Chagas e; PRANE, Bruna Zution Dalle. Pesquisa Operacional aplicada à Logística: explorando estudos de caso para uma abordagem interdisciplinar. In: II Jornada de Integração do Ifes, I Jornada de Ensino do Ifes. Cariacica - ES: Ifes, 2018. Disponível em: <https://jornadaintegracao.ifes.edu.br/resumos/2018/jen/5088.pdf>.
SÁ, Lauro Chagas e; GONCALVES, Araceli; TURI, Leandro Furlam. Integração curricular na Educação Profissional: uma análise de projetos de Feiras de Matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Apresentações. Foz do Iguaçu - PR: SBEM, 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/681/457>.
FERREIRA, Kézia Gomes; COSTA, Lara Sossai Corrêa da; SÁ, Lauro Chagas e. Clube de Matemática e a integração curricular na Educação Profissional: uma experiência sobre o sistema de transporte público da Grande Vitória. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4907>.
MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida; KUSTER, Jéssica Schultz. Função afim e a resolução de problemas: uma experiência de análise de planos de telefonia no ensino médio. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4967/1215>.
REIS, Solange Taranto de; JESUS, Thamires Belo; STRASSEMANN, Thiago Guedes. Teorema de Tales no contexto da segurança do trabalho: Um olhar para os acidentes em alturas. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4942/1185>.
DIAS, Nathalia da Costa; JESUS, Thamires Belo de; PRANE, Bruna Zution Dalle; BARBOSA, Adriana da Costa. Explorando a educação financeira à luz da contextualização matemática. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4980/1217>.
NASCIMENTO, Angélica Machado; FLEGLER, Izabely; SÁ, Lauro Chagas e. Educação Matemática e Ensino Profissionalizante nos Anais do ENEM 2013-2016. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4786/1180>.
JESUS, Thamires Belo de; STOFFEL, Amanda de Oliveira; ALVES, Maicon Saar. Interseções entre Biotecnologia e Matemática: um estudo de caso do curso técnico em biotecnologia integrado ao ensino médio. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4997/1233>.
ULIANA, Felipe Pela; ROVETTA, Organdi Mongin; SÁ, Lauro Chagas e. Investigações Geométricas em problemas de empacotamento: uma proposta didática no contexto da Logística. In: XI Encontro Capixaba de Educação Matemática. Apresentações. Cariacica - ES: SBEM Espírito Santo, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/2018/paper/view/4989/1206>.
SCHUNK, Thaciane Jähring; RIBEIRO, Laira Lamburghini Brandão; SÁ, Lauro Chagas e. Abordagem etnomatemática da cultura Guarani durante uma Semana da Matemática. In: I Encontro Mato-Grossense de Professores que Ensinam Matemática. Apresentações e Autores. Barra do Bugres: SBEM-MT, 2018. Disponível em: <http://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/emapem/2018/paper/view/216>.
SÁ, Lauro Chagas e; GONCALVES, Araceli. Feiras de Matemática e Aprendizagem Científica na sala de aula da Educação Básica. In: I Encontro Mato-Grossense de Professores que Ensinam Matemática, 2018, Tangará da Serra - MT. Apresentações e Autores. Barra do Bugres: SBEM-MT, 2018. Disponível em: <http://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/emapem/2018/paper/view/17>.
COSTA, Lara Sossai Corrêa da; SÁ, Lauro Chagas e; PRANE, Bruna Zution Dalle. Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor do Ifes. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4453>.
COSTA, Lara Sossai Corrêa da; GUIMARAES, Diego Silva; SÁ, Lauro Chagas e; ARPINI, Bianca Passos. Pesquisa Operacional na formação profissional do técnico em logística: reflexões sobre uma experiência de ensino. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4566>.
SCHUNK, Thaciane Jähring; SÁ, Lauro Chagas e. Matemática em estamparias africanas: possibilidade para a implementação da lei 10.639/2003 no Ensino Médio. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4454>.
BARRAQUE, Ana Luiza Ramos; SÁ, Lauro Chagas e. A Pesquisa Operacional na Logística Reversa: uma análise de trabalhos sobre coleta seletiva de resíduos sólidos. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4588>.
JESUS, Thamires Belo de; ALVES, Maicon Saar; STOFFEL, Amanda de Oliveira. Interseções entre a matemática e a formação profissional: a biotecnologia e química em contexto. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4550>.
REIS, Solange Taranto; JESUS, Thamires Belo de; STRASSEMANN, Thiago Guedes. Abordagem do Teorema de Tales no contexto da segurança do trabalho: um olhar para os acidentes em alturas. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4508>.
MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida; KUSTER, Jessica Schultz. Resolução de problemas e função afim: uma experiência com a análise de planos de telefonia. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4551>.
DIAS, Nathalia da Costa; BARBOSA, Adriana da Costa; MILLI, Elcio Pasolini. Explorando a Educação Financeira a luz da contextualização matemática. In: 7ª Semana da Matemática do Ifes, 2018, Vitória - ES. Apresentações, 2018. Disponível em: <http://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/7/paper/view/4567>.
Publicações de 2017
POLONINI, Giuseppe Tognere; SÁ, Fabricio Bortolini de. História da Matemática na Educação Profissional: a álgebra de Boole em livros de eletrônica digital. In: Seminário Nacional de História da Matemática, XII. Caderno de Resumos. Itajubá – MG: Unifei/SBHMat, 2017. p. 67-68. Disponível em: <http://www.sbhmat.org/download/download?ID_DOWNLOAD=6>
JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida. Educação Matemática numa perspectiva inclusiva: processos de comunicação e utilização de recursos didáticos. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 31-32. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
SOARES, Joice Souza; SÁ, Lauro Chagas e. Grafos e Leis de Kirchhoff: uma proposta interdisciplinar a partir da História da Matemática. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 41-42. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
POLONINI, Giuseppe Tognere; SÁ, Fabricio Bortolini de. Interfaces entre Matemática e Educação Profissional: a história da álgebra de Boole na eletrônica digital. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 43-44. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
FREITAS, Cleidiane Rodrigues de; SÁ, Lauro Chagas e. Relacionando Matemática e Física a partir da História e da Astronomia. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 59-61. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
COSTA, Lara Sossai Corrêa da; SIMÃO, Rhayson Bernardo; GOMES, Francier Paranha; SÁ, Lauro Chagas e. A influência da inflação e do processo logístico no preço de óculos e lentes. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 71-72. Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
SÁ, Lauro Chagas e; PALMEIRA, Cátia Aparecida; MILLI, Elcio Pasolini. Explorando transformações geométricas e operações com matrizes em obras de Dionísio Del Santo e de Rubem Valentim. In: Semana da Matemática do Ifes, 6ª. Caderno de Resumos. Vitória: Ifes, 2017. p. 99-101.Disponivel em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/6/paper/viewFile/2973/739>
TURI, Leandro Furlam; SÁ, Lauro Chagas e. Feiras de Matemática e integração curricular na Educação Profissional técnica de nível médio: experiências no Espírito Santo. In: I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. ISBN: 978-85-8263-200-0. Apresentações, 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/paper/view/3531>
SÁ, Lauro Chagas e; GUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira; ALVES, Luciene Torezani. A programação linear como elemento articulador na Educação Profissional: uma experiência no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. In: I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. ISBN: 978-85-8263-200-0. Apresentações, 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/paper/view/3533>
DIAS, Nathalia da Costa; JESUS, Thamires Belo de. Introdução ao conteúdo de Função Afim a partir de atividade investigativa sobre planos de telefonia. In: I Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo, 2017, Vitória - ES. ISBN: 978-85-8263-200-0. Apresentações, 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/simpeces/isimpeces/paper/view/3540>
PALMEIRA, Cátia Aparecida; JESUS, Thamires Belo de; MILLI, Elcio Pasolini. Diálogos em pesquisas de Educação Matemática na perspectiva inclusiva. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/view/7381/3227>.
SÁ, Lauro Chagas e; MILLI, Elcio Pasolini; PALMEIRA, Cátia Aparecida. Matrizes, transformações geométricas e obras de arte: reflexões sobre uma atividade avaliativa de matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7508/3689>.
JESUS, Thamires Belo de; PRANE, Bruna Zution Dalle. Modelagem Matemática e Função Exponencial: uma experiência com a proliferação de fungos com licenciandos em Matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7406/3511>.
SÁ, Lauro Chagas e. Estabelecendo relações entre História da Matemática e História da Humanidade: movimentos e aprendizagens durante uma Semana da Matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais. Canoas - ES: ULBRA, 2017. ISSN 2318-7271. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/viewFile/7635/3709>.
Publicações de 2016
SÁ, Lauro Chagas e. As Feiras de Matemática e o desenvolvimento de alunos em suas dimensões sociais e afetivas. In: II Colóquio Internacional de Ensino e Didática das Ciências. Anais do II CIEDIC. Salvador: UFBA, 2016. p. 871-884. Disponível em: <http://www.ciedic.ufba.br/modulos/gerenciamentodeconteudo/docs/317_ANAIS.pdf>.
SILVA, Juliana Gomes da; SÁ, Lauro Chagas e. A braquistócrona na pista de skate vertical. In: V Feira Nacional de Matemática. Anais. Salvador: UNEB/FURB/IFC/SBEM, 2016. p. 180-184. Disponível: <http://www.sbem.com.br/feiradematematica/anais_v_fnmat_salvadorba.pdf>.
TURI, Leandro Furlam; TOZATTO, Júlia Fonseca; SÁ, Lauro Chagas e. Parábola ou catenária? Modelando matematicamente as curvas formadas pelo ovo. In: V Feira Nacional de Matemática. Anais. Salvador: UNEB/FURB/IFC/SBEM, 2016. p. 190-194. Disponível: <http://www.sbem.com.br/feiradematematica/anais_v_fnmat_salvadorba.pdf>.
SELEGUINI, Gabriella Helena Gomes; FREITAS, Bibiane de Paulo; SÁ, Lauro Chagas e. Uso da modelagem Matemática na busca pelo salto alto ideal. In: V Feira Nacional de Matemática. Anais. Salvador: UNEB/FURB/IFC/SBEM, 2016. p. 210-214. Disponível: <http://www.sbem.com.br/feiradematematica/anais_v_fnmat_salvadorba.pdf>.
SILVA, Juliana Gomes da; SÁ, Lauro Chagas e. A braquistócrona na pista de skate vertical. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2409>.
TURI, Leandro Furlam; TOZATTO, Júlia Fonseca; SÁ, Lauro Chagas e. Parábola ou catenária? Modelando matematicamente as curvas formadas pelo ovo. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2356>.
SELEGUINI, Gabriella Helena Gomes; FREITAS, Bibiane de Paulo; SÁ, Lauro Chagas e. Uso da modelagem Matemática na busca pelo salto alto ideal. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2347>.
SÁ, Lauro Chagas e; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Integração curricular na Educação Profissional: possibilidades em Feiras de Matemática. In: Semana da Matemática do Ifes, 5ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2016. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/5/paper/view/2341>.*
SÁ, Lauro Chagas e; SÁ, Fabrício Bortolini de; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Grafos e máquinas de estados finitos: interação C&T em projetos de feira de matemática com alunos da Educação Profissional. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais 2016. Ponta Grossa – PR: UTFPR, 2016. ISSN/ISBN: 2178-6135. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/2016/selecionados.php>.*
Publicações de 2015
STOCLER, Hugo Pereira; MALAVASI, Reziele Maria; SÁ, Lauro Chagas e. A razão áurea em logomarcas de organizações atuantes no Brasil. In: Semana da Matemática do Ifes, 4ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2015. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/4/paper/view/1684>.
SOTELE, Jacy Bruno; BONFA, Thaina; SÁ, Lauro Chagas e. Matemática e arte: um estudo sobre as isometrias utilizadas nas obras de Escher. In: Semana da Matemática do Ifes, 4ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2015. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/4/paper/view/1640>.
BRESSANELLI, Esther Bimbato; MORAES, Jonathas Queiroz Ribeiro; METZKER, Sáhra de Almeida; PINTO, Thierry Candido; SÁ, Lauro Chagas e. Teoria de grafos para o ensino médio: possibilidades a partir do uso de maquetes eletrônicas. In: Semana da Matemática do Ifes, 4ª. Apresentações. Vitória: Ifes, 2015. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.php/semat/4/paper/view/1690>.
STOCLER, Hugo Pereira; MALAVASI, Reziele Maria; SÁ, Lauro Chagas e. Uma análise sobre a presença da razão áurea em logomarcas de organizações atuantes no Brasil. In: IV Feira Nacional de Matemática. Anais. Jaraguá do Sul, SC: FURB/IFC/UNEB/SBEM, 2015. p. 349-353. Disponível: <https://proxy.furb.br/soac/index.php/feirasMat/pub/paper/viewFile/2535/940>.
SOTELE, Jacy Bruno; BONFÁ, Thaina; SÁ, Lauro Chagas e. Estabelecendo relações entre Matemática e Arte a partir do estudo de transformações geométricas em obras de Escher. In: IV Feira Nacional de Matemática. Anais. Jaraguá do Sul, SC: FURB/IFC/UNEB/SBEM, 2015. p. 374-377. Disponível: <https://proxy.furb.br/soac/index.php/feirasMat/pub/paper/viewFile/2535/940>.
Redes Sociais